Transp. Metropolitanos: Ação Cultural do Metrô promove mais de 15 exposições em fevereiro

Fotografia, design gráfico, desenho e literatura são destaques neste mês

ter, 06/02/2007 - 13h58 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove 17 exposições, no mês de fevereiro, distribuídas em estações das quatro linhas metroviárias. Os destaques são “Paisagens de São Paulo”, “Além da Cortina Preta”, “Mergulho em Quatro Continentes” e “Poptogramas”.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô. No caso da vitrine de ikebana, da estação Liberdade, e da vitrine do Masp, da estação Trianon-Masp, não é necessário passar pelas catracas já que as instalações estão localizadas na área livre.

Programação:

A vitrine do Masp na estação Trianon-Masp, em área não-paga, apresenta, de 1º a 28  de fevereiro, “Paisagens de São Paulo”. Exposição fotográfica que  registra pontos representativos da metrópole paulistana. As cenas que compõem a mostra são de épocas diferentes e utilizam técnicas variadas.

As estações República e Trianon-Masp apresentam, de 1º a 28 de fevereiro, “Além da Cortina Preta”. Mostra fotográfica das composições produzidas por Vera Pilnick Sanovicz, tendo como cenário a cidade de São Paulo. São registros de automóveis,  outdoors , postes, placas de trânsito, paredes de edifícios, luzes de neon, grafites e outros.

A estação Chácara Klabin apresenta, de 10 a 28 de fevereiro, “Mergulho em Quatro Continentes”. Mostra fotográfica da excursão realizada por três franceses em quatro países durante um ano e meio. A bordo de uma casa sobre rodas, os aventureiros registraram como a água interfere na organização das populações.

“A Arte da Expressão” é a atração da estação Ana Rosa, de 10 a 28 de fevereiro. Lápis grafite e papel são os elementos utilizados nas obras do artistas plástico Gerson Santos. Suas composições retratam expressões femininas e masculinas de várias faixas etárias. Para realizar os desenhos Gerson gasta em média de cinco a seis horas de trabalho.

Mangá: Como o Japão reinventou os quadrinhos” é uma exposição que leva os usuários a conhecer desde os grandes clássicos do mangá até os lançamentos mais recentes. Essa técnica desenvolvida pelos japoneses já corresponde a 40% de todo o material do país. O fenômeno do mangá já chegou ao Brasil e, nessa exposição, é possível conhecer os heróis, as criaturas mágicas e os diferentes cenários que fazem parte do enredo dessas HQ´s. As obras ficam em cartaz de 10 a  28 de fevereiro, na estação Clínicas.

A estação Vila Madalena apresenta, de 10 a 28 de fevereiro, “Poptogramas”. Exposição composta de pictogramas, representações de objetos de forma figurativa ou simbólica, que são encontradas em quase todos os lugares para orientar o público. O design gráfico Daniel Motta criou com base nesses desenhos a simbologia de diversos artistas e bandas como: Audioslave, Babyface, Fats Domino, Jackson Five, Nirvana e outros.

“Santos Dumont: o brasileiro que viveu acima do seu tempo”, de 10 a 28 de fevereiro, na Estação Imigrantes.  Painéis com desenhos e textos resgatam a trajetória de vida de Alberto Santos Dumont, a partir da sua infância, passada no interior de Minas Gerais, até o auge da sua criação em Paris, no início do século XX.

“O Combate ao Câncer Vai de Metrô”, de 10 a 28 de fevereiro, na estação Sé.  Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, esta doença é a segunda maior causa de mortalidade.

A estação Sé recebe a exposição “Siderurgia Forte Constrói Mundo de Aço”, de 10 a 28 de fevereiro. Exposição das fantasias da Escola de Samba Imperador do Ipiranga, que neste ano tem como tema de seu samba enredo a trajetória do ferro, desde sua origem até a era moderna e o surgimento do aço.

A estação Capão Redondo apresenta, de 10 a 28 de fevereiro, a exposição “Criando Novos Caminhos”. Produção realizada por jovens e adolescentes da periferia  de São Paulo que utilizam o grafite como manifestação artística e capacitação profissional.

“Atos Paralelos I”, na estação República, de 10 a 28 de fevereiro. Revela trabalhos gráficos inspirados em assuntos como infância, velhice, fome e direitos humanos.

A “Vitrine de Ikebana”, de 1º a 28 de fevereiro , em área não-paga da  estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

A estação Tiradentes apresenta, de 1º a 28 de fevereiro, a exposição  “Presépios”. Os usuários do Metrô vão conferir de perto presépios de diversas nacionalidades.

Embarque na Leitura

“Escritores Brasileiros – Machado de Assis”, de 10 a 28 de fevereiro, na estação Campo Limpo.  Primeira exposição da série “Escritores Brasileiros”, traz informações sobre o movimento literário Realismo e as principais obras escritas por Joaquim Maria Machado de Assis.

A estação Brás apresenta, de 10 a 28 de fevereiro, “Escritores Brasileiros – Mário Quintana”. Segunda exposição da série “Escritores Brasileiros”, revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

“Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão”, de 10 a 28 de fevereiro, na estação Paraíso. Terceira exposição da série “Escritores Brasileiros”, que apresenta os romances, contos, crônicas e viagens de Ignácio de Loyola Brandão, autor de 27 livros. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.

Do Metrô

C.M.