Transp. Metropolitanos: Ação Cultural do Metrô promove exposição sobre história da aids

Mostra, que começa hoje na Estação Sé do Metrô, vai até 28 fevereiro

sex, 10/02/2006 - 16h40 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô, em parceria com a Agência de Notícias da Aids, promove na estação Sé, partir de hoje, dia 10, a exposição “As Notícias que fizeram a História da Aids”.

Realizada pela Agência de Notícias da Aids, com apoio do jornal O Estado de S. Paulo, a mostra é uma coletânea de 25 notícias, além de capas de revistas e fotos de diferentes meios de comunicação, sobre os primeiros casos de Aids, a descoberta do vírus e os medicamentos pioneiros.

O destaque da exposição são reportagens que mudaram o conceito da epidemia no país nos anos 80, 90, até o momento. Diversas matérias que relatam ações contra preconceitos, campanhas sociais e os casos de personalidade e formadores de opinião assumindo ser portadores do vírus HIV são assuntos que marcam a mostra.

Algumas campanhas publicitárias também fazem parte da seleção, realizada pela jornalista Jeanne de Castro em parceria com Roseli Tardelli, criadora do projeto.

A exposição “As notícias que fizeram a História da Aids” ficará em cartaz na estação Sé do Metrô até o dia 28 fevereiro, e pode ser vista durante o horário normal da operação comercial, das 4h40 às 24 horas.

No Brasil há 165 mil pessoas que recebem medicação para combater o vírus HIV. Segundo o Ministério da Saúde e de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado em dezembro pelo Programa Nacional de DST/Aids, os casos acumulados desde o início da epidemia, na década de 80, até junho de 2005, totalizam 371.827 pessoas infectadas. A taxa de incidência da Aids (número de casos novos) manteve o índice de 17,2 casos por 100 mil habitantes, o mesmo registrado em 2004.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô