Trânsito seguro nas ruas de Assis, interior de São Paulo

Projeto envolve a polícia militar, órgãos de fiscalização de trânsito, estudantes e pessoas dispostas a ajudar

qua, 11/05/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Assis, a 434 quilômetros da Capital, tem um tráfego de 45 mil veículos. O número chamou a atenção do 32° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) do município. Foi a partir da preocupação em debater e criar ações para melhorar o trânsito da cidade que surgiu o projeto “Trânsito Seguro – Educação também se faz nas ruas”. O trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Mário Covas 2011.

O projeto envolve a polícia militar, órgãos de fiscalização de trânsito, estudantes da rede pública e privada, núcleos da comunidade e pessoas dispostas em formar um programa de educação de trânsito. Em seu quarto ano de existência, já foram ministradas inúmeras palestras e divulgados centenas de materiais informativos. A campanha também conta com outdoors e intervenções públicas feitas por estudantes.

“Nos últimos anos, a frota de veículos cresceu mais de 10% no município, mas o índice de vítimas de acidentes se manteve estável nesse período. O trabalho de prevenção envolvendo a comunidade obteve sucesso, a população está mais responsável no trânsito”, disse o Subcomandante do 32° BPM/I, Adilson Luís Franco.

O projeto bem sucedido tem despertado o interesse de outros municípios. “Nós pretendemos ampliar o raio de ação do projeto para que outras regiões aproveitem essa idéia. Esse prêmio não apenas simboliza o reconhecimento, mas é uma afirmação que esse caminho encontrado pela PM junto com a comunidade é correto. É um incentivo para o fortalecimento e crescimento do trabalho”.

Do Portal do Governo do Estado