Trânsito: Reunião discute inserção social de portadores de necessidades especiais

Encontro será dia 19, na sede da Intervias, em Araras

ter, 16/05/2006 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola Intervias, programa de educação de trânsito da Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A, realizará na próxima sexta-feira (19/05) a primeira Reunião Pedagógica do ano de 2006 envolvendo os educadores das 48 escolas públicas acompanhadas pelo Programa “Educar para Humanizar o Trânsito”. O encontro acontecerá na sede da Intervias, em Araras, das 8h30 às 17h.

Com o tema “Inclusão: Respeito às Diferenças”, a reunião terá o objetivo de aprofundar o estudo da locomoção de portadores de necessidades no trânsito e contribuir para que essas pessoas tenham o direito de exercer a sua cidadania plenamente. “A nossa intenção é fazer com que os educadores e educandos coloquem em prática nas escolas e até mesmo nas comunidades em que vivem, ações que contribuam para o respeito aos direitos dos portadores de necessidades especiais”, afirma a coordenadora pedagógica do Projeto Escola Intervias, Maria José Finardi.

A reunião visa também integrar os profissionais das 23 escolas estaduais e 25 municipais das 19 cidades cortadas pelas rodovias administradas pela concessionária e fazer com que eles sejam multiplicadores dos ensinamentos recebidos, levando essas questões para a sala de aula de acordo com a realidade de seus alunos. Para tanto, as escolas recebem os materiais didáticos e recursos pedagógicos do Projeto Escola.

Desde o seu lançamento, em agosto de 2001, até abril de 2006 o Projeto acompanhou 48 escolas, 37.669 alunos e 1.633 professores. Além disso, ao longo desses anos 106.785 pessoas participaram de eventos sócio-culturais comunitários.

Programação prevista:

8h30 – Café da manhã

9h – Dinâmica em grupo

10h – Palestra “Inclusão: Respeito às Diferenças”

11h30 – Atividade em grupo sobre o tema exposto

12h30 – Almoço

14h – Palestra “Inserção Social de Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho”, com apresentação de dados da Intervias

15h – Depoimento de Reginaldo Donisete Granziol, arrecadador da praça de pedágio de Leme, portador de necessidade locomotora

15h30 – Intervalo

16h – Sorteio de um computador / avaliação / considerações finais