Tranquilidade e aventura em São Francisco Xavier

Destino é ideal para curtir a calmaria das cidades do interior ou para quem deseja relaxar nas águas das cachoeiras

sex, 17/12/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

São Francisco Xavier, a 138 quilômetros da Capital paulista, é o lugar ideal para quem deseja curtir a tranquilidade do interior ou se aventurar por trilhas e cachoeiras. Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a 720 metros de altitude, fica entre Campos de Jordão e Monte Verde (MG). 

O distrito de São José dos Campos é considerado uma proteção ambiental federal, pois forma uma parte do sistema hidrográfico do rio Paraíba do Sul. A reserva abriga várias espécies de animais, com como jaguatiricas, pacas, capivaras, esquilos, cobras, lagartos e o famoso macaco muriqui.

O destino tem características de uma pequena população, com artesanato típico e festas religiosas. Para perceber essas peculiaridades basta dar uma volta pelo centro – não deixe de visitar a praça Cônego Antônio Manzi, ponto de encontro dos moradores e local que reúne os principais restaurantes, lanchonetes e cafés do distrito. O coreto, os bebedouros de água que vem direto da fonte e o jardim transmitem segurança para todos que querem apenas curtir o final de tarde.

Outro ponto que atrai muitos turistas é a igreja matriz, construída em 1914 originalmente em taipa de pilão. O local passou por uma reforma que concluída em 1951 – apenas a torre manteve a sua construção original.

Aventura na terra, na água e no ar!

“São Xico”, como os moradores apelidaram o destino, oferece aos amantes da natureza trilhas para caminhada e mountain bike, alpinismo, rapel, trekking, tirolesa, canoagem, cavalgada, ciclismo e voo livre.

Para quem gosta de pedalar, a dica é a Trilha da Revolução, com 25 metros de extensão e que leva até Monte Verde. No percurso, o ciclista poderá se deliciar na cachoeira das Couves e até passar por uma trincheira que foi usada na revolução de 1932.

Outra trilha interessante é a Toca do Muriqui. O nome é faz menção ao maior macaco das Américas, que está ameaçado de extinção e só é encontrado nos remanescentes da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. O muriqui, aliás, foi escolhido com símbolo da cidade. O percurso é de seis quilômetros e permite ao turista apreciar a paisagem e várias espécies da fauna e flora da região.

Com 2.082 metros de altitude, o Pico do Selado é indicado para os alpinistas. Do alto, é possível ter uma visão panorâmica da mineira Monte Verde. Para quem gosta de frio, o local é um ótimo passeio durante o inverno – a temperatura já chegou a atingir 12 graus negativos. Outros locais procurados pelos alpinistas são a Pedra Chapéu do Bispo, com 1.913 metros de altitude, e a Pedra Redonda, a 1.925 metros. Mas, se você nunca praticou esse esporte, cuidado! Antes de se aventurar por aí, procure um guia experiente. Além de garantir a sua segurança, você aproveitará melhor tudo o que a natureza oferece. A cidade ainda oferece duas rampas de vôo-livre e outros locais que permitem a prática do paraglider.

Caso você prefira se refrescar com um banho de cachoeira, uma das melhores opções é a Cachoeira Pedro David. Com 15 metros de altura e diversas quedas, possui boa infraestrutura para atender os turistas e é apropriada para banhos por ter uma piscina natural.

As cachoeiras mais alta da região são a Santa Bárbara, com queda d’água de 62 metros, e Roncador, com 45 metros. Os rios próximos da serra do Selado são ideais para a prática da canoagem.

Outro lugar paradisíaco é a Pedra Pouso do Rochedo. A paisagem é belíssima, com águas cristalinas e límpidas que correm por entre as pedras, formando piscinas naturais e pequenas quedas. Outras que valem a pena conhecer são as cachoeiras da Gruta, que possui em seu centro uma formação rochosa que lembra realmente uma gruta, e do Buraco, que é alcançada por meio de uma trilha repleta de espécies nativas como castanheiras, cedros, ipês e pitangueiras, entre outras.

É interessante visitar

– Praça Cônego Antônio Manzi
– Serra do Queixo D´Anta
– Serra de Santa Bárbara
– Pedra Vermelha
– Cachoeira de São Francisco (Pedro David)
– Cachoeira do Roncador
– Cachoeira das Couves
– Cachoeira do Turvo
– Cachoeira do Sabão
– Pico Selado
– Pedra Pouso do Rochedo

História

Os escravos de Luciano José das Neves trouxeram para sua fazenda a imagem de São Francisco Xavier. Construíram uma capelinha, onde os tropeiros paravam e faziam suas orações. Nessa época, a região servia de passagem e pouso para tropeiros que vinham de Minas Gerais para São Paulo e vice-versa. A trilha utilizada descia a Serra de Santa Bárbara por entre a mata fechada, passando pelo Roncador e Água Soca, dirigindo-se para o Bairro de Santana, o principal núcleo comercial da época.

Hospedagem

O distrito de São Francisco dispõe de hospedarias, pousadas e áreas de camping, além de casas de campo devido ao clima de montanha da região.

Como chegar

Há duas opções para chegar a São Francisco Xavier. Partindo de São Paulo, pegue a via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto e siga até o acesso SP 123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Dali vá em direção a Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato e, em seguida, São Francisco Xavier. Outra opção é também seguir pela via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto e entrar em São José dos Campos. Depois, atravesse a ponte do Rio Paraíba e siga em direção a Monteiro Lobato e São Francisco Xavier. 

Antes de sair de casa, confira como está o trânsito nas estradas, acessando os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). Você poderá ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo