Trajetória do IAC está ligada à capacidade de identificar demandas e gerar respostas tecnológicas

Em 2006, a captação de recursos externos atingiu 50% da verba recebida pelo Estado, que foi de R$ 29,1 milhões

qui, 28/06/2007 - 15h01 | Do Portal do Governo

O passado ficou nas fotos e documentos. Hoje, a Instituição pulsa no ritmo da ciência moderna. O trabalho afinado com as tecnologias de ponta, as parcerias com instituições de pesquisa do Brasil e do mundo e a credibilidade junto à iniciativa privada e às agências de fomento que investem seus concorridos recursos nas pesquisas IAC.

Para se ter uma idéia, em 2006, a captação de recursos externos atingiu 50% da verba recebida pelo Governo Estadual, que foi de R$ 29,1 milhões. Neste 120º ano de atuação, é marcante a expansão das tecnologias IAC para outros estados do País. Exemplos? As tecnologias IAC têm contribuído para levar a cana-de-açúcar para o Oeste Baiano, Goiás e Tocantins.

A tangerina sem semente desenvolvida pelo IAC está no Sul e na Chapada Diamantina e as pesquisas com seringueiras fazem de São Paulo o maior produtor de látex do País. Tipos especiais de arroz têm engordado a renda de agricultores na região do Vale do Paraíba. E por aí segue ampla e diversificada lista de contribuições IAC. Ao longo desses 120 anos, o IAC desenvolveu cerca de 750 novas variedades de 66 espécies, nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio paulista e brasileiro.

Neste ano de 2007, 20 novas variedades chegam aos produtores — são três de cana-de-açúcar, uma de mamona, seis de feijão, duas de trigo, uma de algodão, uma de arroz arbório, duas de pêra, uma de pêssego, uma de nectarina, uma de milho pipoca e uma de maracujá-roxo. O trabalho busca sempre o desenvolvimento de variedades, que são subdivisões dentro de cada espécie, mais resistentes a doenças e mais produtivas.

“Quando se fala em melhoramento, destaca-se a busca incessante dos nossos pesquisadores por materiais resistentes às principais pragas e doenças das culturas. Não só os agricultores, mas a sociedade como um todo quer uma agricultura limpa, com menor impacto ambiental e que gere produtos mais saudáveis”, diz Castro.

Fundado em 1887, por D.Pedro II, quando era chamado “Imperial Estação Agronômica de Campinas”, o IAC mantém-se atualizado, com atuação em pesquisas de genoma e redes virtuais de estudos em diversas áreas. Prêmio IAC 2007

Em meio às comemorações do aniversário, o IAC homenageia servidores e profissionais ligados ao agronegócio. Neste ano, serão agraciados com o Prêmio IAC, na categoria interna, o Pesquisador Científico Marcelo Bento Paes de Camargo, da área de climatologia, e os servidores Geraldo José Arrivaben, como Apoio Científico, e João de Deus Santos, como Apoio Administrativo.

Na categoria externa serão agraciados Sílvio Crestana, Diretor-Presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), como Personalidade do Agronegócio, o cafeicultor José Peres Romero, como Produtor Rural, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, na categoria Político ligado ao Agronegócio.

Do IAC