Tráfico de pessoas é tema de videoconferência nacional

Secretario da Justiça defende a criação de uma rede nacional de de prevenção e repressão do crime

qui, 12/04/2007 - 17h25 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, participou na manhã desta quarta-feira, 11 de abril, da videoconferência nacional para incentivar a estruturação de planos estaduais de prevenção e enfrentamento do tráfico de seres humanos.

A iniciativa, organizada pelo governo de São Paulo em parceria com o Instituto Latino Americano de Direitos Humanos de Pernambuco (Iladh-PE) e o Interlegis, programa de modernização e integração do Poder Legislativo, contou com a participação de representantes de 17 estados da federação.

“O tráfico de seres humanos é um problema que atinge todos os estados do país, e geralmente se manifesta em atividades ligadas à prostituição, trabalhos forçados e, também, em situações de tráfico de órgãos. É necessário que os governos e a sociedade se unam na construção de uma rede nacional de prevenção e repressão desta atividade criminosa, mapeando os locais de recrutamento e punindo os responsáveis”, defendeu o secretário.

A Secretaria da Justiça de São Paulo, por intermédio do Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, é pioneira na estruturação de um plano de ação sobre o tema. Quando estiver concluído, será um dos capítulos do Programa Estadual de Direitos Humanos, que está sendo revisado por esta gestão.

Além de prestar assistência às vítimas e famílias, o escritório paulista elabora estratégias para a formação da rede de proteção, realiza cursos e seminários e faz a capacitação permanente de profissionais. Uma das parcerias em curso é com o Consulado dos Estados Unidos.

Também participaram da videoconferência o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori, a dirigente do Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do Estado de São Paulo, Anália Elisa Ribeiro Pinto, e representantes do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil dos estados do Maranhão, Alagoas, Roraima, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pernambuco, Brasília, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

Os telefones para encaminhamento de casos são:

Escritório de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos – (11) 3241-4291

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – (11) 3315-0151

Disque denúncia – 181

Da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania