Tradição japonesa muda escola em Osasco

Escola organizou festa em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil

seg, 18/06/2007 - 18h39 | Do Portal do Governo

Olhos puxados, fala contida, gestos delicados. Para muitos, a visão sobre o povo oriental não vai muito além dos estereótipos citados no início do texto. A prova de que eles têm muito mais a nos ensinar e mostrar foi a festa organizada pela escola Major Telmo Coelho Filho, em Osasco, na Grande São Paulo, para revelar as primeiras ações desenvolvidas pela equipe escolar dentro do Viva Japão , programa da Secretaria da Educação que integra as comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil em 2008.

Empenhados desde o início de março na preparação dos mais diferentes trabalhos ligados ao povo japonês, alunos e professores da unidade escolar dirigida por Patricia Ribeiro Tavares Bellato promoveram um verdadeiro desfile de cores, ritmos, costumes e hábitos alimentares nesta sexta-feira, dia 15. O primeiro grupo a se exibir diante dos 700 alunos que lotaram a quadra mostrou uma coreografia inspirada na dança de agradecimento pela boa colheita de arroz, e também pelo sucesso na pesca.

Japão com tempero brasileiro

Em seguida, a emoção tomou conta do público com uma interpretação tocante da canção Rosa de Hiroshima , de Vinícius de Moraes. A música foi o jeito que os alunos encontraram de lembrar os efeitos físicos e morais causados pela bomba. Mas a trilha musical animou mesmo o público quando outro grupo de alunos apostou na inusitada mistura de violino, violão, berimbau, agogô, atabaque, pandeiro e triângulo para cantar e tocar – acreditem – uma canção japonesa. Mais miscigenação de raças… impossível !

Da Secretaria da Educação