Tradição e lazer unem Amparo e Monte Alegre do Sul

Com atrações que remetem ao século 19 e grandes eventos, as cidades do Circuito das Águas Paulista atraem turistas durante todo o ano

qui, 25/04/2013 - 9h10 | Do Portal do Governo

Amparo e Monte Alegre do Sul, localizadas no Circuito das Águas Paulista, são animados centros de lazer, com uma avançada infraestrutura hoteleira, serviços e gastronomia. As cidades oferecem as mais belas imagens de beleza natural, vales cobertos de muito verde, cachoeiras, fontes de água potável e clima entre os melhores do mundo. Conheça um pouco das atrações dessas duas importantes cidades do Circuito das Águas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Amparo

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 133 km de São Paulo, Amparo é uma ótima pedida para quem deseja descansar ou curtir a vida. A história do município de 65 mil habitantes ainda está preservada nas antigas casas do centro, nos edifícios de tradição clássica e nas casas das fazendas da época áurea do café, proporcionando aos visitantes uma ótima opção para o turismo rural.

Seus parques e praças, aliados a uma topografia montanhosa, fazem da cidade um dos mais belos municípios da região. As águas de Amparo brotam das rochas nas montanhas e suas propriedades medicinais são indicadas na cura de asmas e doenças neurovegetativas, dermatoses alérgicas, bronquites, diabetes, entre outras enfermidades.

Foto: Miguel Schincariol

O passeio dos visitantes pode começar pelo local que originou o nome da cidade, a Catedral Nossa Senhora do Amparo. Após receber a imagem da santa, vinda de Portugal, a antiga capela nomeou o município.

Um dos eventos mais aguardados da cidade é o Festival de Inverno. Promovida em julho, a festa costuma valorizar as manifestações culturais de conteúdo socioeducativo, privilegiando novas atrações artísticas, principalmente locais, ao invés de grandes personalidades conhecidas do público.

A Casa do Artesanato é um dos pontos turísticos mais disputados. O local abrigou a antiga estação de trem e mantém exposições permanentes de trabalhos em lã, bordados, crochê, madeira, couro, tecido e esculturas. O grande destaque fica por conta dos tradicionais produtos feitos com cipó, como vasos, molduras e móveis.

Os visitantes ainda podem conhecer o Parque Ecológico, Orquidário Dr. Paulino Recch. O espaço oferece um ótimo lazer ecológico, com passeios por trilhas e riachos, exposição permanente sobre meio ambiente, entre outras atividades. No parque também encontra-se o Observatório Municipal e um Orquidário que possui mais de 500 mil vasos e 25 mil espécies raras e exóticas. O acesso a Amparo pode ser feito pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Fernão Dias.

Monte Alegre

A Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, localizada no Vale do Camanducaia, está a aproximadamente 145 km de distância de São Paulo. O acesso à cidade pode ser feito pelas rodovias Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro. Em todo o município, é possível admirar montanhas ricas em fauna e flora, além de curtir o voo de garças e tucanos.

Monte Alegre do Sul é banhada por vários ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, embelezando ainda mais a bucólica paisagem natural. A típica cidade do interior possui apenas 6 mil habitantes, a maioria de descendência italiana. E a colonização deixou como herança as principais atrações da cidade: construções coloniais do século 19 e inúmeros alambiques.

O Santuário do Senhor Bom Jesus, inaugurado em 1919, é o único Santuário da região. O destaque é a sua beleza arquitetônica, em contraste com o morro do Cristo ao fundo. O interior do Santuário é todo ornamentado por belíssimas pinturas do renomado artista italiano D. Rocco e os altares são feitos em mármore esculpido. 

Com muitos rios e riachos, a cidade é um verdadeiro festival de pequenas cachoeiras, como a do Falcão, com quedas de aproximadamente dez metros, localizada na estrada que liga Monte Alegre do Sul ao distrito de Mostardas. A cachoeira das Mostardas, embrenhada em um vale que mais parece uma pintura, é outra atração e reserva quedas naturais de mais ou menos cinco metros, proporcionando banhos deliciosos.

A cidade possui mais de 50 alambiques que produzem pinga e vinho artesanalmente, além de licores. Quem gosta da arte e aprecia uma boa cachaça não pode deixar de conhecê-los. Outra atração imperdível é o Mirante do Cruzeiro. O trajeto, que pode ser percorrido de automóvel, é formado por 14 estações que simbolizam a Via Crucis, tendo início logo atrás do Santuário do Senhor Bom Jesus. Durante a noite, a imagem do Cristo iluminada parece estar flutuando.

Do Portal do Governo do Estado