Trabalhos de reprodução animal em assentamentos de SP têm primeira etapa concluída

Transferências de embriões foram realizadas na região do Pontal do Paranapanema, no interior do estado de São Paulo

dom, 31/05/2020 - 9h40 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Itesp

Dentro das atividades do Programa Cultivando Negócios, foi concluída a primeira etapa do trabalho de biotecnologias de reprodução com transferência de embriões com produtores de leite dos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. A parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), e o Condomínio Rural Canto Porto busca o melhoramento genético dos animais e alavancar a produção leiteira nos assentamentos estaduais.

Na primeira etapa, o índice de prenhez foi de 43%, considerado excelente pelos técnicos. O número é superior à média mundial que é de 35%, o que demonstra o comprometimento dos produtores e o bom trabalho realizado pelos envolvidos nessa parceria. No total, foram colocados embriões em 75 vacas receptoras e 32 prenhezes foram confirmadas.

Segundo o médico veterinário da Fundação Itesp, Alfredo de Melo, a transferência é um procedimento no qual a receptora é preparada para receber o embrião que é fertilizado em laboratório. “O embrião é colocado nas vacas receptoras que foram preparadas com protocolo hormonal. Esse trabalho fizemos há 60 dias e agora a gente retornou para confirmar as prenhezes”, disse.

DownloadDivulgação/Fundação Itesp

Comprometimento

De acordo com o médico veterinário e diretor comercial da Nova Era Genética Avançada, empresa da Canto Porto, Antonio Vieira, a primeira rodada foi concluída com sucesso. “Em 85% dos produtores já conseguimos entregar a contratação logo na primeira rodada. Defino com êxito esse início do programa. O comprometimento de todos, tanto os produtores quanto os envolvidos no programa, foi fundamental para esse resultado importante”, explicou.

O produtor de leite Luciano Tavares, do Assentamento Santa Cristina, em Mirante do Paranapanema, não escondeu a felicidade com o término da primeira etapa. De seis vacas que receberam embriões, quatro ficaram prenhas de fêmeas. “Muito feliz com esse resultado. Estamos sempre buscando melhorar a genética do nosso gado para aumentar a produção e essa parceria serve como um arranque”, pontuou.

Cultivando Negócios

Segundo o diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, esse trabalho faz parte do Programa Cultivando Negócios e proporciona um melhoramento genético por meio de técnicas de biotecnologia de reprodução com embriões nos assentamentos estaduais, começando pelo Pontal do Paranapanema, onde a produção leiteira é maior.

“A Fundação Itesp apoia muito essa integração para levar tecnologia até pequeno produtor. Buscamos nesse sentido melhorar a genética e a produção leiteira, garantindo ao produtor um animal de procedência, com alta produtividade e sanidade adequada. E com isso fazemos com que ele tenha desenvolvimento e geração de renda”, concluiu.

Animais selecionados

A segunda etapa dos trabalhos será retomada nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na oportunidade mais receptoras serão preparadas para receberem o embrião que é fertilizado em laboratório.

O trabalho de transferência é realizado com embriões de doadoras da raça Gir e Girolando, fruto de uma seleção cuidadosa que gerou um exclusivo grupo de doadoras, com sêmen sexado dos melhores touros Holandeses.