Trabalho sobre sustentabilidade dá prêmio a alunos da Fatec

Projeto propõe sistema para coleta seletiva de resíduos para transformá-los em adubo orgânico

sex, 08/01/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Seis alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí ganharam o primeiro lugar do 2º Prêmio Varejo Sustentável Walmart Brasil. O projeto engloba modelos de criação de hortas orgânicas comunitárias para reduzir a emissão de resíduos destinados aos aterros sanitários. O prêmio Walmart é o reconhecimento ao potencial criativo dos estudantes e professores na proposição de novas práticas para o desenvolvimento sustentável.

Depois de passar por processo de compostagem, o resíduo se transforma em adubo orgânico para ser utilizado numa horta comunitária. O local servirá como centro de treinamento para multiplicar essa técnica para outras comunidades.

Denominado de Mandalla Tatuí, o projeto propõe a criação de um sistema para a coleta seletiva de resíduos de mercados, feiras livres, quitandas e restaurantes para transformá-los em adubo orgânico. Trata-se de um projeto de agricultura sustentável que desenvolve a agricultura familiar, o lado social, econômico e ambiental de forma integrada. O sucesso do sistema é a sua surpreendente capacidade de produção em pouco espaço físico e com baixa utilização de água. As culturas são plantadas em nove canteiros, que têm ao redor um reservatório de água, de onde parte o sistema de irrigação.

No reservatório são criados peixes, patos e marrecos que adubam a água para as culturas. São utilizados instrumentos simples e adaptados à realidade do agricultor. Pequenos animais (cabras, galinhas e coelhos) convivem em área comum, num sistema interativo, onde as necessidades de um são supridas pela produção do outro.

Popular e científico 

O coordenador do grupo BioFAtec, Luís Antônio Gadelho Fernandes, afirma que a equipe, responsável pelo projeto, surgiu após uma palestra sobre biodiesel em outubro de 2006. “Na época, os alunos se interessaram e resolveram formar um grupo para estudar biodiesel e diversidade. O Biofatec existe desde 2007. Hoje, cinco alunos trabalham no projeto de reciclagem e outros 15 com biodiversidade. Três coordenadores cuidam do grupo”, diz.

O projeto teve início após a constatação de que o município de Tatuí não trata resíduos orgânicos. “Já existe uma cooperativa para reciclagem. Para os resíduos de construção civil será construída uma usina. No entanto, precisamos reaproveitar os resíduos orgânicos”, explica Gadelho. No município de Tatuí, no bairro de Americana, existe um aterro sanitário. “Identificamos a necessidade ambiental de tratar esse tipo de lixo de maneira sustentável, social e econômica. No mesmo ano, conhecemos o projeto Mandalla, da Paraíba, por meio de um encontro na Universidade Solidária”, diz o coordenador.

A filosofia Mandalla foi criada em janeiro de 2003 e difunde tecnologias alternativas de geração de renda, emprego, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental para o agricultor familiar por meio de uma metodologia inovadora, em que o trabalhador tem uma visão sistêmica que alia saber popular com saber científico. Segundo Gadelho, a tecnologia utiliza pequenos espaços rurais e urbanos, em convivência harmônica com o meio ambiente, para plantar frutas, verduras, tubérculos e hortaliças e ainda criar pequenos animais, alimentando a família e gerando excedentes que, vendidos, podem constituir renda mensal extra.   

Gadelho explica que o projeto Mandalla é compatível com os cursos de automação e gestão. “O projeto pretende capacitar pessoal desempregado ou com renda muito baixa para obter melhor qualidade de vida. Vamos criar uma horta-treinamento para difusão da filosofia e tecnologia Mandalla”, informa o coordenador. A horta-treinamento – instalada na Casa do Bom Menino, abrigo transitório de menores – terá apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Da Agência Imprensa Oficial