Trabalho: Programa de Auto-Emprego cria empresas no Vale do Ribeira

Aviso de Pauta - Domingo, dia 22

sex, 20/10/2000 - 18h54 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Domingo, dia 22

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Walter Barelli, estará neste domingo, dia 22, às 11 horas, no Rotary Clube da cidade de Registro, interior de São Paulo, para a entrega de diplomas a 181 novos empreendedores recém formados por cursos promovidos pelo Programa de Auto-Emprego (PAE), onde aprenderam a criar e gerenciar pequenos negócios.
A comemoração marca o encerramento dos Laboratórios Organizacionais de Empresas que têm por objetivo reunir pessoas carentes interessadas numa mesma atividade em torno de cooperativas ou associações, capacitando-as para a administração do empreendimento.
Foram formadas 12 microempresas na região do Vale do Ribeira: seis em Registro, uma em Ilha Comprida, duas em Iguape, duas em Cananéia e uma em Sete Barras. São pequenos negócios nos setores de Corte e Costura, Culinária, Despolpa de Frutas, Fabricação de Blocos, Banana Frita, Artesanato em Taboa, Plasticultura, Defumação de Pescados, Monitor Ambiental e Elétrica Residencial.
O PAE já capacitou mais de 15 mil pessoas em 85 municípios do estado de São Paulo, incentivando a formação de 450 empresas comunitárias ou microempresas, além de dezenas de iniciativas individuais, com a geração de aproximadamente 13 mil empregos diretos. Foram investidos R$ 6,3 milhões desde sua implantação em 96 e a secretaria prevê gastar mais R$ 1 milhão até o final deste ano.
Para a implantação do programa, idealizado por Clodomir Santos de Morais, sociólogo e consultor da FAO (Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a Secretaria firmou um convênio de cooperação técnica com a entidade e o Instituto de Apoio Técnico aos países emergentes.