Trabalho: Novas empresas abrem suas portas com incentivo do Governo paulista

nd

qua, 14/02/2001 - 17h32 | Do Portal do Governo

Cinco empresas e uma cooperativa iniciam suas atividades amanhã e sexta-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, criadas com o incentivo do Programa de Auto-Emprego (PAE) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert). O início das atividades da Cooperativa de Trabalho e Confecção de Lingerie Iolanda II será amanhã, às 10 horas, com uma cerimônia na sede da nova empresa, à Rua Dr. Luiz Branco Ribeiro, 59 – Vila Iolanda.

No dia 16, a festa será das empresas Katita Confecções (corte e costura), Vem que é bom (culinária), Sitel (telefonia), Degust Confeitaria e Sabor & Confeitaria, envolvendo 83 novos empreendedores. A cerimônia será realizada às 14h30, no Clube Esportivo de Lazer ‘Brigadeiro Eduardo Gomes’, à Rua João Amado Coutinho, 240 – Taipas. O secretário Walter Barelli estará presente às duas cerimônias.

Um novo horizonte

O Programa de Auto-Emprego da Sert foi criado em 1996, com o objetivo de contribuir para a redução do desemprego no Estado de São Paulo, através da capacitação profissionalizante e organizacional, com orientação em práticas de gestão de empresas, como planejamento, custos, plano de negócios, cooperativismo, relações humanas, qualidade, ética e cidadania, entre outras.

O foco do programa são regiões com população carente

Para desenvolver essas atividades, o PAE capacita técnicos ou agentes de desenvolvimento, como também são conhecidos. Eles são responsáveis pelos cursos, com 60 dias de duração, para formação de novos empreendimentos e reorganização de cooperativas. Ao longo desses 60 dias, as empresas são estruturadas e, quando o curso termina, os novos empreendedores encontram-se em condições de gerar renda própria. Em quatro anos de atividade, o PAE já formou mais de 17 mil empreendedores, em 85 municípios paulistas. O governo estadual já investiu R$ 7,9 milhões no programa desde sua implantação.