Trabalho: Missão canadense vem a São Paulo para estudar atuação das Comissões Municipais de Emprego

nd

qua, 22/11/2000 - 17h12 | Do Portal do Governo

Missão canadense está no Brasil desde segunda-feira, dia 20, para um intercâmbio de experiências com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo no sentido de aprimorar o funcionamento das organizações tripartites, como as comissões municipais de emprego e as câmaras setoriais, das quais participam governo, trabalhadores e empresários.
Estas organizações destinam-se a encontrar fórmulas de resolver questões de trabalho de cada região. As comissões municipais de emprego, por exemplo, decidem, no município, que tipo de cursos de qualificação e requalificação profissional necessitam para atender o mercado e inserir o trabalhador no setor econômico que está demandando mão de obra. As câmaras setoriais destinam-se a tratar de problemas nas relações trabalhistas de determinado setor da economia. A Câmara Sucroalcooleira de São Paulo, por exemplo, trabalhou no sentido de erradicar o trabalho infantil na produção de cana-de-açúcar.
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, Walter Barelli assinou convênio com o governo canadense, dentro do Projeto Brasil-Canadá de “Transferência de Tecnologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo”, para promover o intercâmbio de experiências entre técnicos que atuam nos programas paulistas da Secretaria e técnicos canadenses. Dentro do convênio, o governo canadense estará representado por duas importantes entidades que atuam com parcerias para desenvolver projetos de qualificação e resolver questões trabalhistas entre patrões e empregados: o Centro Sindical e Patronal do Canadá (CLBC) e o Conselho Canadense do Comércio e do Emprego da Siderurgia (CSTEC).
Para o desenvolvimento do projeto, foram escolhidos três municípios do Estado, selecionados segundo alguns critérios: Piracicaba, por possuir um setor agroindustrial, com forte retração de emprego e pela existência da Câmara Paulista do Setor Sucroalcooleiro; Jaguariúna, por possuir setor industrial urbano, na área de telecomunicações e informática, que usam tecnologia de ponta, além da existência de grandes indústrias do setor, como Motorola e Compaq e Limeira, pela existência de pequenas e médias empresas na área urbana, fabricantes de jóias e bijuterias, que está em expansão.
A missão, acompanhada por técnicos da Secretaria, esteve em Jaguariúna no dia 21, onde visitou a Motorola, está em Piracicaba hoje, dia 22, onde visita o Centro Tecnológico da Copersucar e estará em Limeira amanhã, dia 23, onde vai conhecer várias empresas de jóias e bijuterias. Nas três cidades, os técnicos canadenses incluem em sua programação reuniões com os membros das Comissões Municipais de Emprego.
O objetivo do Projeto Piloto é fazer com que as três cidades sirvam como modelo para o aperfeiçoamento das Comissões Municipais de Emprego e o desenvolvimento do município.
O grupo de técnicos canadenses faz uma avaliação dos trabalhos da semana na sede da Secretaria na sexta-feira, último dia de sua visita a São Paulo.