Trabalho: “Integração do Artesanato” em Martinho Prado

Evento reuniu alunos dos cursos de biojóias e trançado em bambu, realizado na cidade, e moda artesanal, de São Paulo

ter, 01/08/2006 - 21h09 | Do Portal do Governo

A praça central de Martinho Prado Junior, distrito de Mogi Guaçu, se transformou em palco para o desfile de biojóias e peças de roupa artesanal. O projeto chamado de “Integração do Artesanato” aconteceu sexta-feira, dia 28, e reuniu alunos dos cursos de biojóias e trançado em bambu, realizado em Martinho Prado e moda artesanal da ONG Aldeia do Futuro, de São Paulo.

O evento foi organizado pelo artesão José Carlos Santos, o Carlos da Mata, um dos monitores dos cursos promovidos em Martinho Prado. Além do desfile, os alunos visitaram a Fazenda Campininha, reserva ambiental onde aconteceram os cursos de biojóias e trançado em bambu e que disponibiliza matéria-prima para a confecção do artesanato. Os alunos também visitaram o município de Conchal, onde conheceram a fabricação de bolsas de couro.

Deli Espindola, coordenadora do Núcleo Mulheres da ONG Aldeia do Futuro, disse que a integração empolgou os alunos e ela já faz planos para estreitar os contatos. De acordo com Deli, em outubro, a Aldeia do Futuro deve realizar um desfile de moda artesanal em São Paulo e as biojóias produzidas em Martinho Prado podem complementar o visual das modelos.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Caveanha acompanhou o desfile. Ao encerrar o evento, o secretário enalteceu o trabalho dos alunos, valorizando o artesanato como forma de geração de trabalho e renda.

Os cursos desenvolvidos na ONG Aldeia do Futuro e na Fazenda Campininha fazem parte de uma parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia vinculada a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho