Trabalhadores sem-terra doam imóveis para o Programa Qualis do Governo paulista

Mais de cinco mil famílias serão beneficiadas com o Programa de Saúde que leva o médico até as casas das pessoas

ter, 03/10/2000 - 18h03 | Do Portal do Governo

Mais de cinco mil famílias serão beneficiadas com o
Programa de Saúde que leva o médico até as casas das pessoas

Decretos do governador Mário Covas, publicados no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 4, autorizam a Fazenda do Estado a receber dois imóveis da Associação dos Trabalhadores Sem-Terra de São Paulo e um da Associação Habitacional Sobradinho, para instalação de unidades do Qualis – Programa de Saúde da Família.
Os imóveis, que serão recebidos mediante contrato de comodato, estão localizados em regiões carentes dos bairros do Tremembé, Jaraguá e Anhanguera, todos na Capital. As unidades do Qualis vão poder atender a mais de cinco mil famílias, que hoje estão distantes até oito quilômetros dos serviços de saúde mais próximos.
O Qualis atende 353 mil pessoas na cidade de São Paulo e funciona com a atuação dos agentes comunitários que percorrem os bairros visitando diretamente as pessoas em suas casas. Com unidades funcionando nas regiões carentes da cidade este programa, que visa atender o maior número possível de pessoas, diminuiu as idas aos hospitais e a espera por atendimento. Além disso, como tem a filosofia do tratamento preventivo, vem funcionando de forma comprovada na melhoria das condições de saúde da população. A meta é chegar a dois milhões de pessoas participantes do programa até 2001.
Um dos imóveis está situado à Rua Antônio Piccarollo, 41, Jardim Fontalis, no Tremembé, foi doado pela Associação Habitacional Sobradinho, e terá contrato de 24 meses. Outro está localizado na Alameda dos Pinheiros, 151, no Conjunto Residencial Alpes do Jaraguá, no Jaraguá, e foi doado pela Associação dos Trabalhadores Sem Terra e pela Associação do Conjunto Residencial. Seu contrato será de 36 meses. O terceiro imóvel fica na Rua Assis Brasil, 35, Conjunto Morada do Sol, em Anhanguera, e também foi doado pela Associação dos Trabalhadores Sem-Terra. O contrato também será de 36 meses.

Simão Molinari