Totens luminosos indicarão a qualidade das praias

Santos será a primeira praia a receber os equipamentos, que funcionarão com energia limpa

qua, 20/02/2008 - 16h30 | Do Portal do Governo

A CETESB contará com um novo sistema de sinalização para indicar a qualidade das praias do litoral. A partir de março, a sinalização feita hoje por bandeiras verde e vermelha, que informam se a praia está própria ou imprópria para o banho de mar, será substituída por totens com quatro metros de altura, dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar, que divulgarão a qualidade das praias através de sistemas luminosos de led´s com as cores verde e vermelha.

O contrato com a empresa Via Única Sinalizações Ltda, responsável pela implantação e manutenção do serviço às custas de patrocínio de terceiros, foi assinado na segunda-feira (18/2), pelo presidente Fernando Rei e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli. Inicialmente, serão instalados sete totens nas praias de Santos – Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e dois na praia do José Menino. Até o final do ano, deverão ser instalados mais 148 totens, atingindo 136 praias em toda a faixa do litoral paulista.

A CETESB monitora 230 quilômetros de praias, o que resulta em 1 ponto a cada 1,6 km, em média. Esse monitoramento é realizado através de coletas semanais de água do mar, e encaminhadas para análises microbiológicas para a determinação de Enterococos, que são indicadores de poluição fecal. São realizadas cerca de 600 análises mensais, sendo que esse número se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando aproximadamente 8 mil análises anuais. A partir dos resultados é gerado um boletim semanal, contendo a classificação das praias quanto à sua qualidade em termos de balneabilidade, e feita a sinalização dos locais monitorados através das bandeiras.

Além da sinalização nas praias, a CETESB também pretende instalar totens nas praias de rios e represas, como Billings e Guarapiranga e painéis luminosos nos parques estaduais sob administração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Nestes, serão veiculadas informações sobre a qualidade do ar no município e outras de educação ambiental e do próprio interesse da administração da unidade.

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)