Total de usuários da CPTM cresceu mais de 11% em 2007

Em números absolutos, o total de usuários cresceu de 99,7 milhões para 111 milhões

qua, 18/04/2007 - 12h20 | Do Portal do Governo

O número de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aumentou 11,3% no primeiro trimestre de 2007, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números aproximados, o total de usuários cresceu de 99,7 milhões para 111 milhões. Em março, a média de utilização do sistema nos dias úteis chegou a 1,56 milhão de pessoas. A Linha C (Osasco – Jurubatuba) registrou o maior aumento porcentual: 16,6%, transportando 7,98 milhões de usuários nos três primeiros meses de 2007, ante 6,8 milhões no primeiro trimestre de 2006. Em seguida, aparece a Linha A (Luz – Francisco Morato), com crescimento de 12%.

No entanto, a maior demanda segue com a Linha E (Luz – Estudantes), que atende a população da zona leste. Esse ramal transportou 26,9 milhões de pessoas nos três primeiros meses do ano, ante 24,5 milhões no mesmo período do ano anterior. Em segundo lugar vem a Linha A, com 24,5 milhões de passageiros (21,9 milhões de janeiro a março do ano passado).

Mais viagens – Uma das razões para o aumento do volume de passageiros transportados foi a ampliação das viagens realizadas pelos trens metropolitanos. Essa medida acomodou melhor o usuário e diminuiu os intervalos entre os trens nos horários de pico. Nas linhas A (Luz – Francisco Morato), D (Luz – Rio Grande da Serra) e F (Brás – Calmon Viana), a espera caiu de nove para oito minutos. No Expresso Leste (Luz – Guaianases) e na Linha C (Osasco – Jurubatuba), diminuiu de sete para seis minutos.

O Bilhete Único também contribuiu para o crescimento do total de passageiros. Esse benefício perfaz atualmente 41% do número total de pagantes do transporte metropolitano e permite ao usuário fazer com R$ 3,50 até quatro viagens no período de duas horas – uma na CPTM ou Metrô e três em ônibus da capital.

Apelo social – Os trens da CPTM atendem 22 das 39 cidades da região metropolitana de São Paulo. A companhia estadual é a grande prestadora de transporte público para a periferia, e o crescimento do uso de seus sistemas representa, por conseqüência, aumento da mobilidade das classes mais pobres. Cerca de 90% dos passageiros tem renda individual de até cinco salários mínimos.

Do volume total de usuários da CPTM, 86% utilizam o trem para ir trabalhar. Nesse aspecto, o transporte metropolitano é um poderoso aliado no deslocamento casa-emprego. Cada usuário percorre distância média diária de 21,1 quilômetros, uma das maiores entre todos os modais atuantes na Grande São Paulo.

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos