Torneio estadual de xadrez reúne cerca de 120 internos da Fundação Casa

Vencedor do campeonato disputado na Capital foi jovem da unidade de Marília

qui, 22/11/2007 - 18h08 | Do Portal do Governo

Cerca de 120 adolescentes participaram na quarta-feira, 21, do VII Campeonato Estadual de Xadrez da Fundação Casa. O torneio foi disputado no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Água Branca, em São Paulo, e teve como vencedor um interno da Unidade de Internação Marília. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, para a UI Sorocaba e UI Rio Pardo (de Ribeirão Preto).

O evento reuniu jovens de diversas regiões do estado onde a Fundação Casa está instalada. “O xadrez é ensinado em praticamente todas as nossas unidades”, diz o gerente de Educação Física e Esportes da Casa, Carlos Alberto Robles. “É uma modalidade importante porque ensina ao jovem disciplina e, ao mesmo tempo, contribui com o raciocínio lógico da garotada”, completa.

E os resultados são positivos, de acordo com Robles. “Alguns internos, inclusive, têm se destacado em termos competitivos”, conta. Em junho, numa simultânea realizada entre 80 internos e dois mestres internacionais do xadrez, um adolescente de Lins conseguiu um empate com o bicampeão mundial Rafael Leitão.

Funcionários

A competição de xadrez não ficou restrita apenas aos internos. Funcionários também puderam mostrar suas habilidades no esporte, disputando um campeonato à parte. Nessa categoria, o grande vencedor foi Reinaldo Muniz, da UI Tapajós, de Franco da Rocha. A segunda e terceira colocações ficaram para Alexandre Deo Fernandes, da UI 28 (Raposo Tavares), e Richard Vecchier Salgueir, da UI Bom Retiro, respectivamente.

Da Fundação Casa

(I.P.)