Toquinho e Moraes Moreira levam mais de 10 mil ao Parque da Cidade, em São José dos Campos

A baixa temperatura não impediu que um público diversificado de jovens, adultos e de pessoas da terceira idade lotasse, neste sábado (16), a partir das 18h30, o gramado Parque da […]

dom, 17/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A baixa temperatura não impediu que um público diversificado de jovens, adultos e de pessoas da terceira idade lotasse, neste sábado (16), a partir das 18h30, o gramado Parque da Cidade Burle Marx, em São José dos Campos, primeiro dia da Virada Cultural na cidade. 

Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes à toda programação no local. Simultaneamente, a Virada ocorreu também no Sesc, no Teatro Municipal e no Espaço Cultural Mário Covas, com apresentações teatrais e musicais.

Com muito romantismo e atendendo pedidos do público, Toquinho abriu oficialmente o evento cantando antigos sucessos desde o início da Bossa Nova, da trajetória com Vinícios de Moraes e sucessos mais recentes. Após o tradicional pedido de bis, ele encerrou sua participação cantando Trem das Onze.

Antes de subir ao palco, Toquinho disse em entrevista que foi João Gilberto o responsável pelo som do violão ter sido levado ao “seio das famílias”.  Além da histórica parceria com Vinícios de Moraes, ele destacou que sua vida artística foi marcada também por outras grandes parcerias, entre elas com Gilberto Gil e Chico Buarque.  Toquinho elogiou a Virada Cultural como um evento que se consolida cada vez mais e que  garante ao grande público acesso às diversas expressões artísticas de qualidade e, gratuitamente.

 O público estava mesclado com pessoas de todas as idades, inclusive de jovens, que não vivenciaram o auge da carreira de Toquinho.

O casal Vanessa de Oliveira (19) e Orlando Galvão (18) disse que já pela influência de seus pais conviveram com as músicas de Toquinho desde pequenos e que isto teve continuidade na escola quando até fizeram trabalhos com base na música Aquarela.“Também cantamos Toquinho no videokê. Ele é bom demais”, afirmaram.

Apesar das dificuldades de locomoção, a cadeirante Ariete Rocha Rodrigues (74) convocou seus familiares para o evento e se manifestava ansiosa para o início do show.  “É a primeira vez que estamos vindo e esperamos que tenha mais vezes”, disse

Trazendo suas próprias cadeiras para maior conforto e juntamente com a filha Ananda Milena e a amiga Aline, o casal José Geraldo Alkimin (40) e Maria de Cássia (40)  disse ser esta a terceira vez que participam da Virada, em São José dos Campos e que o Parque da Cidade é de bom acesso para o público e que a programação deste ano está muito atrativa.

O evento teve continuidade com uma programação diversificada. Na sequência foi a vez do músico Emerson Boy movimentar o público com uma variedade de ritmos. Para ele a  Virada é um evento de “celebração da vida” com a alegre  mistura de sonoridades.

Na sequência, o samba-rock do grupo Clube do Balanço fez o público dançar de fato. A esta altura o público aumentava cada vez mais com a proximidade do início da apresentação do cantor baiano Moraes Moreira, último show da noite, no Parque da Cidade.

Nos intervalos dos shows ocorreu a apresentação dos trapezistas Gabriel Coelho e Ieda Cruz, em balanço sincronizado, que chamou a atenção do público por suas coreografias e agilidade nos trapézios.

Antes de entrar ao palco, Moraes Moreira, um dos fundadores do Novos Baianos, disse que a Virada Cultural permite ao artista ter um feeedback do próprio trabalho. Ele acaba de lançar o CD “Acabou Chorare”, que traz sua visão sobre o grupo baiano. Já à 1h da madrugada deste domingo, as típicas guitarras de Moraes Moreira e seu grupo ainda faziam o público se envolver cada vez mais com a música que fez historia nos trios elétricos da Bahia.