Toma posse Herman Voorwald, novo reitor da Unesp

Cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina

qui, 15/01/2009 - 13h09 | Do Portal do Governo

Em sessão solene do Conselho Universitário, realizada na quarta-feira, 14, no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, em São Paulo, o engenheiro mecânico Herman Jacobus Cornelis Voorwald, da Faculdade de Engenharia, campus de Guaratinguetá, e o agrônomo Júlio Cezar Durigan, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, campus de Jaboticabal, foram empossados, respectivamente, como reitor e vice-reitor da UNESP.

A sessão foi presidida pelo secretário de Ensino Superior Carlos Vogt, representando o governador do Estado, José Serra, e compuseram a mesa, além do reitor e do vice-reitor empossados e do reitor cessante Marcos Macari; Maria Helena Guimarães, Secretaria Estadual da Educação; Marco Antonio Zago, diretor presidente do CNPq; Franco Maria Lajolo, vice-reitor da USP no exercício da reitoria;Fernando Ferreira Costa, reitor em exercício da UNICAMP;Celso Lafer, presidente da FAPESP;e Maria Dalva Silva Pagotto, Secretária Geral da UNESP.

A cerimônia – Perante uma platéia de aproximadamente 850 convidados, logo após a entrada no auditório do Cortejo Universitário, integrado pelos membros do Conselho Universitário, colegiado máximo da UNESP, todos com vestes talares, próprias para esse tipo de solenidade, o reitor e vice-reitor eleitos foram conduzidos ao palco por comissão de honra integrada pelos professores Ivan Aparecido Manoel, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Johnny Rizzieri Olivieri e Maria Valéria Barbosa.

Reitor cessante – Após a interpretação do Hino Nacional pelos acadêmicos do Instituto de Artes, campus de São Paulo, Vivian Delfini e Rodrigo Theodoro, acompanhados pela Orquestra Acadêmica da UNESP, com direção artística do maestro Carlos Kaminski, o reitor cessante Marcos Macari fez uso da palavra.

Agradeceu a comunidade pela percepção e compreensão das medidas duras acadêmicas e administrativas tomadas no início da gestão e destacou as parcerias da UNESP na realização de projetos com diversas secretarias de Estado, como as de Ensino Superior, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde e Agricultura. “Lealdade, união, confiança e determinação foram determinantes na nossa equipe de trabalho e nos órgãos colegiados para importantes realizações, como a implantação da Ouvidoria, da TV Digital, do código de ética e do Observatório de Direitos Humanos”, destacou.

Foi então realizada pela secretária-geral a leitura de termo de posse e compromisso do reitor e vice eleitos, com a entrega das insígnias do poder executivo máximo da Universidade. Após a execução pela Orquestra da peça Dobrado Acadêmico, composta pelo aluno Rinaldo Zamai em homenagem ao reitor empossado e regida por Fernando de Almeida Barros.

Em seguida, o agrônomo Elias José Simon, coordenador executivo da unidade de Tupã, representando o Conselho Universitário, saudou o novo reitor. “Os desafios da universidade contemporânea num mundo confuso e desigual são servir ao conhecimento com competência, mas sem perder a emoção”, afirmou Simon.

Discurso de posse – Em seguida, Herman Voorwald discursou pela primeira vez como reitor da Universidade. “A UNESP tem um papel importante no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica do Estado de São Paulo e do País. É na discussão das raízes históricas que a Unesp pode definir cada vez melhor seu perfil institucional”, declarou.

Herman lembrou que, embora o Brasil mal tenha ultrapassado recentemente o nível de 1% do PIB em Ciência & Tcnologia, a produção científica nacional, que permaneceu nos anos 1980 abaixo do nível de 0,6% da produção internacional, fechou 2007 com mais que o triplo desse índice. “São 2% dos trabalhos científicos de todo o mundo publicados nas chamadas revistas indexadas, aquelas de padrões e critérios mais exigentes”, disse.

“Desse total brasileiro, grande parte corresponde às universidades: 44% somente às estaduais paulistas (Unesp, Unicamp e USP), nas quais tem importância fundamental o modelo de autonomia didático-científica e de gestão orçamentária, financeira e patrimonial”, comentou.

Declarou ainda: “Todo esse quadro mostra a grande responsabilidade da universidade pública brasileira em relação ao desenvolvimento econômico e social do país. Não cabe a ela apenas formar pessoal para o mercado de trabalho. Sua missão se dá em três frentes indissociáveis na concepção e na prática, que são o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade.”

Homenagens – Foram ainda realizadas ainda homenagens ao reitor cessante, pelo docente Kleber Tomás Resende, que atuou como Chefe de Gabinete na gestão 2005-2008, à mãe e esposa do professor Macari e à mãe, esposa e sogra do até então vice-reitor e atual reitor Voorwald.

Encerramento – No encerramento da cerimônia, o secretário Carlos Vogt inicialmente destacou a importância da UNESP no sistema educacional público do Estado de São Paulo e o artigo do reitor Herman Voorwald publicado na Folha de São Paulo do dia da posse (14). Declarou ainda: “A capilaridade da Universidade Estadual Paulista, com a presença em 32 unidades de 23 cidades paulistas, está associada à sua qualidade nas mais diversas áreas do conhecimento.”

Após a saída do cortejo universitário, o reitor Herman Voorwald e o vice Júlio Cezar Durigan receberam os cumprimentos dos convidados que assistiram à cerimônia que iniciou a gestão 2009/2012.

Da UNESP