Todo o Brasil no Planeta Minuto

Termina amanhã o evento que é considerado o maior evento do gênero na América Latina e acolhe apenas filmes de no máximo um minuto

sáb, 08/12/2007 - 12h25 | Do Portal do Governo

Criado em 1991, o Festival do Minuto, considerado o maior evento do gênero na América Latina, começou com periodicidade anual. A mostra, que acolhe apenas filmes de no máximo um minuto, cresceu de ano a ano e virou tradição. Hoje, as mudanças tecnológicas aperfeiçoaram a competição, tornando-a mensal. Mesmo assim os organizadores não queriam perder o destaque de uma atração anual. Por isso, decidiram promover em 2007 o Planeta Minuto que, entre os dias 4 e 9 de dezembro, exibe as melhores produções do país no formato, em 237 centros culturais. A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo também deve participar do festival, abrigando diversos eventos.

Ao todo, são 22 estados envolvidos no festival. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo estão na lista. A entrada é sempre gratuita.

O evento foi além das salas convencionais de exibição. Ele também será realizado em doze oficinas culturais da Assaoc (Associação Amigos das Oficinas Culturais), que reservaram seus espaços para a projeção dos filmes. Desse total, três são da capital e o restante do interior paulista. A Oficina Amázio Mazzaropi, no Brás; a Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente; e a Silvio Russo, de Araçatuba, estão entre elas.

Fazem parte da programação a Mostra Brasil Melhores Minutos de 2007;  a Mostra Retrospectiva Brasil; e Mostra Internacional. A Melhores Minutos é composta pelos 50 vídeos que mais se destacaram no Festival do Minuto. Eles foram escolhidos pela curadoria entre os 900 filmes recebidos nesta edição.

Por ser um festival competitivo, os vídeos da Mostra Brasil serão avaliados por uma comissão julgadora formada por personalidades como a cineasta Tata Amaral, o apresentador Cazé Peçanha e o crítico de cinema Luiz Carlos Merten. Esse corpo de júri elegerá os primeiros colocados em sete categorias: melhor nano minutos (vídeo com até 10 segundos), melhor animação, melhor vídeo do ano, melhor som, melhor vídeo de humor, melhor vídeo sem fala, e melhor vídeo feito com celular. Os vencedores serão anunciados no dia 6, no Rio de Janeiro, e receberão R$ 1 mil e troféus.

O Museu da Imagem e do Som também entrará no circuito. Ele abriga a Mostra Retrospectiva Brasil que, a partir do dia 5, exibirá obras de edições passadas do Festival do Minuto.

Mas o grande destaque do Planeta Minuto é a Mostra Internacional. Restrita a apenas dois centros culturais – o Cine Olido, no centro de São Paulo, e o espaço OI Futuro, no Rio de Janeiro –, ela traz vídeos de 14 países, como China, Canadá e Filipinas. O festival tem a proposta de estimular o poder de síntese e a habilidade de mostrar um conceito em apenas 60 segundos. Este formato possibilita que o a  tecnologia fique em segundo plano, e que a preocupação maior esteja em torno da história e da mensagem. O Minuto é um formato que privilegia novas mídias, com conteúdos dinâmicos produzidos a baixo custo.