Tocha olímpica passa pela capital no domingo

Revezamento passará pelo Parque da Independência, Pinacoteca do Estado e Memorial da América Latina, entre outros pontos

sex, 22/07/2016 - 18h15 | Do Portal do Governo

Chegou a hora da capital receber a tocha olímpica. O revezamento passa pela cidade de São Paulo neste domingo (24). Entre os pontos que participarão estão o Parque da Independência, Obelisco do Ibirapuera (Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932), Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina.

A passagem pelo Memorial está prevista para as 17h20, mas a concentração terá início às 15h, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (portão 10 do Memorial), com a exibição do longa-metragem “Paratodos”.

O filme mostra o cotidiano de quatro equipes de atletas paralímpicos, a luta por vitórias, recordes e medalhas nos treinamentos e nas principais competições, além de expor dificuldades e barreiras pessoais. Foram quatro anos de filmagem em seis países e duas Paralimpíadas. 

A tocha olímpica trocará de condutor três vezes dentro do Memorial da América Latina. A comitiva entra no Memorial pelo portão 5 para a primeira troca na escultura da Mão, na Praça Cívica. Daí, segue para a segunda troca no alto da passarela de pedestres. A terceira troca será em frente ao prédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, na Praça da Sombra. 

Centro Paralímpico
Importante ferramenta de inclusão, o esporte recebe destaque do Governo do Estado de São Paulo com a criação do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, um entre os quatro existentes no mundo, que receberá atletas paralímpicos para aclimatação.

Outra iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é o Time São Paulo Paralímpico, parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, que conta com 34 atletas de elite das modalidades paralímpicas individuais: atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela adaptada.

Dos 278 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos, 33 fazem parte do Time São Paulo Paralímpico. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa.

SERVIÇO
Revezamento da Tocha Olímpica no Memorial da América Latina
Domingo (24)
Exibição do filme “Paratodos”: 15h
Revezamento da tocha: 17h20
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo/SP 

Do Portal do Governo do Estado