Times paulistas de futebol aderem à Lei Antifumo

Jogadores entram em campo com faixas de apoio à nova lei

dom, 09/08/2009 - 20h30 | Do Portal do Governo

A Lei Antifumo invade também o gramado dos estádios de futebol. Neste final de semana, os jogadores de São Paulo, Corinthians e Santos entraram em campo erguendo faixas com dizeres favoráveis à nova legislação, e o Palmeiras encerra a campanha nesta quarta-feira, 12. Em vigor desde o último dia 7, a lei proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado. A medida é uma investida do governo paulista em defesa da saúde pública.

A adesão pôde ser conferida às 18h30 deste sábado, 8, quando o Santos recebeu o Avaí na Vila Belmiro. No domingo, o primeiro a mostrar apoio foi o time do Corinthians. A equipe paulista foi recebida pelo Flamengo, no Maracanã, às 16h. Na sequência, às 18h30, o São Paulo, jogando em casa contra o Goiás, registrou sua aprovação à medida tomada pelo Governo do Estado. A campanha se encerra na quarta-feira, quando o Palmeiras jogará contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte às 21h50. Todas as competições fazem parte da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. As faixas, com cerca de oito metros de largura, exibem o nome do time e uma frase dizendo que a agremiação apóia a lei antifumo.

A iniciativa é mais uma forma encontrada pela Secretaria de Comunicação (Secom) para divulgar a Lei Antifumo. Além das faixas, a pasta tem veiculado propaganda nas principais emissoras de rádio e televisão. Outra ação foi criar um site na internet para tirar as dúvidas da população. A Secom também instalou ampulhetas com três metros de altura em quatro cidades do Estado – Campinas, Ribeirão Preto, Santos e a capital – com contagem regressiva até o início da lei. “Esta é uma ação de responsabilidade social dos times paulistas, que decidiram apoiar a lei ajudando na sua divulgação”, comenta o secretário de Comunicação Bruno Caetano, que coordena a campanha.

Sobre a lei

A partir do dia 7 passou a ser proibido fumar em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficaram proibidos. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre.

da Secretaria de Comunicação