Time do Emprego vai ajudar 1.615 desempregados na busca por trabalho

Desde a implantação do programa estadual, em 2001, a recolocação de participantes no mercado de trabalho foi de 70%

seg, 07/04/2008 - 18h22 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, 8 de abril, o treinamento de 1.615 pessoas pelo programa Time do Emprego, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo-SERT. O objetivo é ajudar desempregados na busca por um trabalho. Em Cotia, São Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra, Araras, Botucatu e Campinas o programa tem início agora. As demais cidades passam a contar com o serviço ao longo do mês de abril – ao todo serão 35 municípios.

O programa vai ajudar desempregados na busca por um trabalho compatível com habilidades e preferências, resgatando a auto-estima e aumentando as chances de retorno ao mercado de trabalho. Os participantes serão orientados sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas e escolha de emprego. Também serão preparados para dinâmicas, testes psicológicos e provas, como de matemática e redação.

As aulas serão ministradas em Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) por funcionários da SERT. Os trabalhadores que participarão do Time do Emprego foram selecionados de acordo com identificação nos cadastros dos PATs. Foram escolhidos os candidatos com mais dificuldade em encontrar uma vaga.

O Time do Emprego é resultado da adaptação de uma tecnologia transferida do Canadá, por meio de um convênio realizado em 2001. Desde a implantação do programa, a recolocação de participantes no mercado de trabalho foi de 70%, em média, e 5.440 pessoas – 1.998 homens e 3.442 mulheres – foram orientadas.

A retomada do Time do Emprego pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho atende a uma determinação do governador José Serra relacionada com as necessidades de geração de emprego e renda no Estado.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

C.M.