Time do Emprego atinge recorde histórico em número de turmas e de participantes

Os números superam inclusive o de times executados em 2001, quando ele foi instituído, até 2009.

qua, 26/09/2018 - 13h46 | Do Portal do Governo

No mês de agosto, o programa Time do Emprego, que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), bateu recorde histórico de turmas formadas (110) e de participantes (2.471).

Segundo a coordenadora Sandra Império, o desempenho no mês de agosto se deve ao número de novos municípios que aderiram ao programa e o comprometimento dos agentes facilitadores, capacitados pela SERT.

“A novidade é que a partir de 1º de outubro estaremos também reimplantando o programa em 42 unidades da Fundação Casa no Estado, contribuindo para o retorno dos adolescentes ao convívio social e seu entendimento do mundo do trabalho, cumprindo nossa missão que é voltada ao desenvolvimento profissional e estruturação psicossocial”, afirmou Sandra.

Desde 2017, 94 times já foram desenvolvidos em unidades da Fundação, a partir da parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. O Time conta, ainda, com parcerias com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, e com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de São Paulo.

Sobre o programa

A iniciativa tem por objetivo orientar o cidadão na busca de um emprego que seja compatível com seus interesses, habilidades, competências e qualificações profissionais, apresentando a ele durante os encontros, técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, elaboração de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos, como o empreendedorismo.

A abertura de novas turmas nas diversas cidades é noticiada via imprensa local e da SERT, sendo necessário apenas que os interessados apresentem RG e CPF e sejam maiores de 16 anos.

As prefeituras interessadas em levar o Time para seus trabalhadores precisam assinar um termo de adesão com a Secretaria e se comprometerem à contrapartida – disponibilizar um agente público que possa ser capacitado a atuar como facilitador, local adequado para os encontros e lanche para os participantes (informações adicionais podem ser obtidas pelo email timedoemprego@emprego.sp.gov.br ou telefones 11 3241-7098/7236).