Time da Fundação Casa de Ribeirão Preto vence IV Torneio Futsal

Competição reuniu 65 equipes e mais de 650 adolescentes internos

qua, 17/09/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

O IV Campeonato Estadual de Futsal da Casa reuniu, desde o seu início em agosto, 65 equipes e mais de 650 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa. Com os jogos cadenciados e muita afinidade com a bola nos pés, os jovens da unidade Ribeirão Preto venceram a quarta edição do torneio.

A partida da grande final foi disputada entre as unidades de Ribeirão Preto (interior) e Bela Vista (capital). Os jovens de Ribeirão passearam dentro de quadro. A equipe do interior de goleada, por 10 a 2, venceu a da capital e ficou com o título de campeão deste ano.

A disputa do 3º e 4º lugar entre as unidades de Irapuru (interior) e São Vicente (litoral) também foi um bom jogo. As duas equipes se revezavam na frente do placar. No tempo normal a partida terminou em 4 a 4. Nos acréscimos deu o time do litoral. A equipe marcou mais dois gols (6 a 4) e ficou com a terceira colocação.

Durante a cerimônia de entrega das medalhas, a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, parabenizou a gerência de esporte e os funcionários da Casa pela boa organização do evento. “Foram quase dois meses de competição e não tivemos um problema sequer. Todos estão de parabéns”, destacou a presidente.

Segundo Mauro de Castro, diretor do Complexo Poliesportivo do Pacaembu, que cedeu o espaço para realização dos jogos das etapas finais, o Pacaembu ficou feliz em receber os jovens da Casa. “Percebi que é uma competição muito séria e feliz. O complexo está de portas abertas para receber outros jogos da fundação”.

No total, foram disputados quatro jogos nas etapas finais da competição masculina. Já a fase final do torneio feminino foi disputada em uma partida. Jogaram as unidades de Cerqueira César e Parada de Taipas. As jovens de Cerqueira sagram-se campeã, após vencer o jogo por 2 a 1.

A competição de futsal foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esportes da Casa em parceria com a Federação Paulista de Futsal (FPF). Os jogos das fases finais foram arbitrados por juízes oficiais da FPF. Os quatro times finalistas já garantiram vagas na III Olimpíada da Casa 2008, que será disputada em outubro.

Final

Durante as semifinais, um dos momentos mais emocionantes do torneio foi a virada comandada pelo jovem camisa 9 de Ribeirão Preto. Quando o placar dava como certa a vitória da equipe de São Vicente, o adolescente conseguiu o empate, levando o jogo para a prorrogação.

Nos acréscimos, mais uma vez a partida terminou empatada. Nas cobranças de penalidades, os adolescentes do interior conseguiram assinalar 4 gols contra 3 da equipe do litoral. Resultado que os levou para disputar a grande final da competição.

Em outra semifinal, a equipe da unidade Bela Vista superou o time de Irapuru por 6 a 4, e foi para a disputa da final do torneio contra Ribeirão Preto.

Destaque

O jovem camisa nove, 19 anos, destaque da equipe de Ribeirão Preto também tem outras aptidões esportivas. Desde que entrou na Fundação Casa para cumprir a medida socioeducativa, o adolescente participa de todos as competições esportivas.

Além do torneio de futebol, o jovem também participou do vôlei. Mas o seu grande sonho é se tornar um lutador de karatê profissional. Dedicado e insistente, disputou várias competições da modalidade. O adolescente já conquistou cinco medalhas, dois ouros e duas pratas em dois torneio estaduais e um bronze num internacional. Ele faz parte da equipe do Projeto Karatê na Casa de Ribeirão Preto.

Da Fundação Casa