Theatro São Pedro recebe ópera de George Gershwin

Peça Porgy and Bess será apresentada dias 26, 28 e 29

seg, 23/06/2008 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro recebe, dias 26, 28 e 29 de junho, a montagem da ópera Porgy and Bess de George Gershwin. A obra traz o drama do negro Porgy, mendigo e aleijado, que faz de tudo para ficar com sua companheira Bess. Ela, apesar de também querer ficar ao seu lado, precisa se desvencilhar do amante opressor, Crown, e dos cortejos do traficante Sportin’ Life.

Ambientada nos anos 30, a peça retrata, de maneira clara e convincente, a vida de uma comunidade negra extremamente pobre do sul dos Estados Unidos. Escrita em 1934 por George Gershwin e com co-autoria de Ira Gershwin, Porgy and Bess é considerada a primeira ópera de destaque de um escritor norte-americano.

Com influência do jazz e da música religiosa, a obra colocou no palco um elenco formado exclusivamente por negros e apresentou canções que se tornaram clássicos mundiais, como Summertime. Apesar do êxito quando de sua primeira exibição e da música composta por Gershwin ter sido muito bem avaliada pela crítica, houve muita resistência por conta do forte preconceito racial da época.

A apresentação no Theatro São Pedro é uma versão reduzida com duas horas e 20 minutos de duração, direção cênica de João Malatian e adaptação e direção musical de Felipe Senna. A montagem foi adaptada para um grupo de câmara formado por 12 instrumentistas com fortes tendências do jazz e tem como objetivo rebater a idéia de que a ópera é feita só para as elites.

Porgy and Bess, de George Gershwin

Dias 26 e 28/6, às 20h30 e 29/6, às 17h.

R$ 20 e meia-entradaTheatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda

Tel.: (11) 3667-0499 

Da Secretaria da Cultura

C.C.