Theatro São Pedro estreia sua própria orquestra

Orquestra fará concerto em homenagem ao compositor Carlos Gomes

ter, 08/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Orquestra do Theatro São Pedro, recém-criada pelo Governo de São Paulo, sobe ao palco pela primeira vez nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10. Sob o comando do maestro Roberto Duarte, a orquestra, que será dedicada à ópera, apresenta trechos de obras de Carlos Gomes, como II Guarany, Lo Schiavo e Fosca.

“Fico honrado em participar desse momento histórico na cena da ópera no Brasil. O Governo de São Paulo preza por este gênero musical e aposta na nova orquestra como forma de desenvolver artistas e fomentar público”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Para formar o corpo orquestral, 54 músicos foram selecionados entre 613 candidatos. Os instrumentistas enviaram um registro de áudio e os aprovados participaram de um processo de audição sigiloso. A banca foi formada pelos maestros Roberto Duarte, Emiliano Patarra, João Maurício Galindo, Marcos Sadao Shirakawa e os instrumentistas Flávio Geraldini, Fernando Dissenha, Sérgio Burgani e Ricardo Bologna.

Cada músico foi avaliado por quatro especialistas que se alternaram conforme o instrumento.

Para o concerto de estreia, o maestro Roberto Duarte escolheu trechos em que a orquestra pode brilhar sozinha. “É o caso de II Guarany, com a famosíssima protofonia”, afirma. Além disso, os solistas Adriane Queiroz, Lício Bruno, Saulo Javan e Sergio Weintraub participam da interpretação de um trecho do oratório Colombo, o Inno al Nuovo Mondo, acompanhados por um coro.

Depois do espetáculo, o grupo vai se dedicar integralmente à temporada 2010 do Theatro São Pedro. Estão programadas para este ano montagens das óperas Rigoletto, de Giuseppe Verdi; Don Pasquale, de Gaetano Donizetti; Norma, de Vincenzo Bellini; e A Viúva Alegre, de Franz Lehar.

Serviço
Orquestra do Theatro São Pedro
Concertos de estreia em homenagem a Carlos Gomes
Data: quarta-feira, 9, às 20h30 (para convidados) e quinta-feira, 10, às 20h30 (aberto ao público)
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda
Número de Lugares: 636
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)
Vendas na bilheteria do Theatro e no Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br
Telefone para Informações: (11) 3667-0499

Da Secretaria da Cultura