Theatro São Pedro celebra o jazz com músicos internacionais

Em sua 1ª edição, o Sampa Jazz promove intercâmbio musical entre artistas brasileiros e internacionais

qua, 24/09/2008 - 10h30 | Do Portal do Governo

De 25 a 28 de setembro, os brasileiros Jacques Morelenbaum, Badi Assad, Paulo Moura, Benjamin Taubkin, Sim One Sou e Robertinho Silva recebem os músicos Omar Sosa (Cuba), Saskia Laroo (Holanda), Mola Sylla (Senegal), Kholwa Brothers (África do Sul), Corrie Van Binsbergen e a banda CRAM (Holanda) para apresentações no Sampa Jazz, no Theatro São Pedro.

É a primeira vez que o Sampa Jazz é realizado em São Paulo e pretende ser um permanente intercâmbio musical entre artistas brasileiros e internacionais. Este ano o evento reunirá músicos do Brasil, Holanda, Senegal, Cuba, Estados Unidos e África do Sul.

O Sampa Jazz é o mais novo evento do gênero no país, dividindo o mesmo formato com o Olinda Jazz Festival (em sua quarta edição) e o I Recife Jazz Festival, também realizados em setembro. Os três eventos são parceiros do Tudo é Jazz – Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto que está em sua sétima edição.

Esse Circuito de Jazz formado por Ouro Preto, Olinda, Recife e São Paulo, possibilita trazer um número maior de atrações internacionais e oferecer a programação para um público mais amplo. O Sampa Jazz é produzido pela APAA, Theatro São Pedro e Plataforma Brasil Holanda, com realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Nessa primeira edição, o Sampa Jazz terá as seguintes atrações:

25/9, às 21h – O violoncelista e arranjador Jacques Morelenbaum toca com o Omar Sosa Afreecanos Quartet, liderado pelo multiinstrumentista e cantor cubano que concorreu a três Grammy, com o cantor senegalês Mola Sylla, que teve participação destacada na trilha musical do filme “Além do Azul Selvagem”, do diretor alemão Werner Herzog.

26/9, às 21h – Estréia do grupo Sim One Sou, da percussionista Simone Sou, que se apresenta com a violonista Badi Assad e o grupo holandês CRAM, cuja bandleader é a guitarrista Corrie Van Binsbergen, a mais premiada artista do gênero na Holanda.

27/9, às 21h – O Sampa Jazz comemora os 50 anos de carreira do percussionista Roberto Silva, em um encontro entre seu grupo e o duo formado pela trompetista holandesa Saskia Laroo e o pianista americano Warren Byrd.

28/9, às 18h – O encerramento do Festival é marcado por uma grande festa de culturas que se encontram: o pianista, compositor e produtor Benjamin Taubkin, acompanhado pelo Núcleo de Música do Abaçaí, com a participação especial de Paulo Moura, encontram-se com os Kholwa Brothers, o grupo de canto a capella e percussão corporal da África do Sul.

Serviço

Sampa Jazz
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – tel: (11) 3667-0499 (próximo ao Metrô Marechal Deodoro)
De 25 a 28 de setembro
Quarta a sábado, 21h; domingo, 18h
Lotação: 636 lugares
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Acesso para portadores de necessidades especiais

Da Secretaria da Cultura