Testes de HIV são realizados nesta quinta-feira (29) em São Paulo

Atividade ocorre no Terminal Jabaquara, na zona sul da capital paulista; ação gratuita para a população termina às 15h30

qui, 29/11/2018 - 9h58 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (29), entre 9h e 15h30, a Secretaria de Estado da Saúde promove testes gratuitos de HIV e sífilis para os frequentadores do Terminal Jabaquara, na zona sul da capital paulista. A ação busca orientar a população quanto à importância da prevenção para evitar o HIV e a sífilis.

A testagem ocorre na plataforma A do Terminal Jabaquara e é realizada pelo Centro de Referência e Treinamento DST/ Aids, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ao todo, serão ofertados 300 testes rápidos de HIV e 300 testes rápidos de sífilis.

A atividade inclui a distribuição de 8 mil preservativos masculinos, bem como de folhetos informativos sobre os testes realizados. A iniciativa marca o início das atividades do “Dezembro Vermelho”, mês de conscientização e combate à Aids.

Procedimentos

Vale ressaltar que o teste rápido detecta anticorpos no fluído oral e o resultado é obtido em 30 minutos. “É simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo, indicado para todas as pessoas que têm vida sexual”, explica a coordenadora-adjunta do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna.

Os interessados podem obter mais informações, pela internet, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e os serviços especializados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por meio do Disque DST/Aids: o número é 0800-16- 2550, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.