Testes anti-HIV durante a Parada Gay bateram recorde

Foram realizados 793 testes rápidos, dos quais 13 deram positivo

qui, 18/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

As ações de prevenção às DST/AIDS e testagem anti-HIV realizadas pela Coordenação Estadual de DST/AIDS no Conjunto Nacional foram um sucesso. Entre os dias 8 e 10 de junho, foram realizados 793 testes rápidos anti-HIV, dos quais 13 positivos.  Os testes fizeram parte das atividades da semana da 13ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Eles foram realizados no Conjunto Nacional, em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, o Instituto Barong e a Agência de Notícias da AIDS.

Cerca de 36 técnicos da Coordenação Estadual das áreas de Assistência, Prevenção e Laboratório se revezaram para distribuir material informativo sobre DST/AIDS e preservativos.

Na opinião de Márcia Giovanetti, técnica da gerência de prevenção, a divulgação dos testes nos veículos de comunicação ajudou a divulgar a ação. “O movimento superou em muito nossas expectativas”, comenta. De acordo com o diretor do núcleo de populações mais vulneráveis do Programa Estadual de DST/Aids do Estado de São Paulo, Caio Westin, o número mostra que a iniciativa teve uma adesão excelente. “Também orientamos os interessados em fazer o exame para que busquem outros locais para fazer o teste. O importante é que as pessoas façam o exame”, diz.

Na avaliação de Gil Casimiro, do Programa Municipal de DST/AIDS, a procura pelos testes no Conjunto Nacional é um sinal de “que os serviços tem que ser mais ativos e ir aonde a população está”, afirma.

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual, a experiência mostrou novos desafios. “As pessoas ainda desconhecem os locais onde os testes são realizados, apesar de termos 95 centros disponíveis no Estado. Devemos repetir essa iniciativa não só na capital, mas também no interior para chegarmos mais perto das pessoas”, diz.