Tesouros do Japão antigo chegam à Pinacoteca

Exposição traz 160 peças entre quimonos, adornos femininos, cerâmicas, artefatos em laca e vestimentas de samurais

seg, 21/04/2008 - 12h42 | Do Portal do Governo

Está em cartaz, até 22 de junho, na Pinacoteca do Estado, a exposição O Florescer das Cores: A Arte do Período Edo, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A mostra tem curadoria de Saito Takamasa e foi organizada pela Agência Cultural do Japão, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Fundação Japão.

São 160 peças entre quimonos, adornos femininos, cerâmicas, artefatos em laca (resina obtida em plantas) e vestimentas de samurais (incluindo espadas e armaduras), divididos em quatro partes: “Os quimonos e os ornamentos do corpo”, “O universo dos samurais”, “A cerâmica japonesa” e “Os artefatos de laca”. Todos os objetos são inéditos no Brasil e vieram do acervo de mais de 15 museus japoneses.

A maioria das obras foi produzida durante o período Edo (1603 – 1867), época em que o Japão ficou isolado do mundo devido a uma dominação do xogunato Tokugawa. Xogum era o nome utilizado para denominar o governante e líder militar e xogunato era o tipo de governo (ditadura militar feudal).

Em função dos rigorosos procedimentos de conservação adotados para a preservação das peças expostas, toda a mostra terá iluminação reduzida e permanecerá fechada nos dias 13, 14 e 15 de maio, para a substituição de peças.

O Florescer das Cores: A Arte do Período Edo

De 18/4 a 22/6

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2

Tel.: (11) 3324-1000

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

R$4 e R$2 (meia)

Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura

(L.F.)