Terra Nova, um ponto humanizado de acolhimento aos refugiados em SP

Casa de Passagem, do Governo do Estado, já atendeu 230 imigrantes; nesta segunda-feira (20) comemora-se o Dia Mundial do Refugiado

seg, 20/06/2016 - 16h01 | Do Portal do Governo

Desde a Segunda Grande Guerra, o mundo não via uma demanda de migração como a que vem acontecendo nos últimos anos. Com pouca bagagem, dinheiro e muita esperança, refugiados – especialmente do Oriente Médio e África, viajam milhares de quilômetros em busca de novas oportunidades.

A fim de atender, com dignidade, a crescente demanda de imigrantes recém-chegados em São Paulo, o Governo do Estado criou em outubro de 2014 a Casa de Passagem Terra Nova. Até agora, 230 pessoas já passaram por lá.

Foram R$ 1,6 milhão de investimentos vindos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado. Também foram liberados R$ 154,6 mil para aquisição de mobiliário como camas, guarda-roupas e máquinas de lavar roupa.

Com 50 vagas, o serviço funciona 24 horas e é voltado prioritariamente para atendimento de famílias com filhos até 18 anos, mulheres grávidas e vítimas de tráfico de pessoas.

Cerca de 20% das mulheres refugiadas terão filhos brasileiros

Estrututura
A Casa de Passagem possui 10 quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado.

O local oferece apoio social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivência, ocupacionais e culturais; orientação profissional e jurídica; oficinas de idioma; auxílio para inclusão produtiva; e encaminhamentos para toda rede de políticas públicas necessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e a garantia de seus direitos.

Os encaminhamentos para atendimento são realizados pela Cáritas, Missão Paz, Posto Humanizado de Guarulhos e pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

SERVIÇO
Casa de Passagem “Terra Nova”
Rua Abolição, 145, República
São Paulo – SP

Do Portal do Governo do Estado