Terminam hoje as inscrições para o Encontro Internacional de Violonistas

Evento do Conservatório de Tatuí é destinado a músicos do País e do exterior, de qualquer idade e nível técnico-musical

sex, 13/04/2007 - 11h09 | Do Portal do Governo

O violão, instrumento musical mais popular do Brasil, será, pelo segundo ano consecutivo, motivo de encontro especial. Entre os dias 19 e 22, o Conservatório de Tatuí sediará a segunda edição do Encontro Internacional de Violonistas. Participarão instrumentistas de todo o País, da América Latina e da Europa.

Quem quiser garantir presença nos masterclasses e concertos, precisa efetivar as inscrições, gratuitas, até hoje. Os interessados podem cadastrar-se pessoalmente ou no site do conservatório.

O evento é direcionado a músicos de qualquer lugar do Brasil e do exterior, independentemente de idade ou do nível técnico-musical. Os inscritos freqüentarão todos os masterclasses, palestras e concertos programados. O evento é promovido pelo Conservatório de Tatuí e pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Nas dependências dessa instituição estarão artistas internacionalmente reconhecidos, que têm a missão de compartilhar experiências e apresentar ao grande público o melhor do violão erudito.

Os italianos Stefano Grondona e Laura Mondiello e a paraguaia Berta Rojas confirmaram participação. Além deles, estarão presentes os brasileiros Edson Lopes, Ângela Muner, Cecília Siqueira e Fernando Lima (do grupo musical Quaternália).

Mestres – Os profissionais que oferecerão os masterclasses orientarão as equipes o dia todo, com intervalo no horário de almoço. Estão confirmadas as aulas com Berta Rojas (dia 20), Stefano Grondona (dia 21), Cecília Siqueira e Fernando Lima (ambas no dia 22).

Além dos concertos e masterclasses, haverá exposição de instrumentos pelos luthiers (artesãos que produzem instrumentos musicais, nesse caso o violão) Antonio Tessarin (Cerquilho) e Joacir Ribeiro de Carvalho (Tatuí). De São Paulo, participarão os luthiers Luiz Carlos Pepinelli, os irmãos Samuel e Emanuel Carvalho e Sérgio Barbosa.

O encontro será aberto no dia 19, às 20h30, com concerto de Edson Lopes e Ângela Muner. Na sexta-feira (20), no mesmo horário, haverá concerto de Stefano Grondona. Sábado (21), também às 20h30, será a vez da apresentação de Berta Rojas.

Também está programado recital (solo) com Fernando Lima e Cecília Siqueira na sexta-feira, às 18 horas. No dia seguinte, no mesmo horário, esses músicos exibem um duo no mesmo violão, atuação inovadora. No domingo (22), às 20h30, Grondona volta aos palcos para encerrar o evento, apresentando duo com Laura Mondiello.

A primeira edição do Encontro Internacional de Violonistas repercutiu em todo o País. Os apaixonados pelo instrumento levaram grande vontade de aprender e encontraram, no Conservatório de Tatuí, alguns dos maiores mestres do violão.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Concertos ocorrem a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

Conservatório de Tatuí:

Rua São Bento, 415 – Tatuí

Ingressos vendidos a R$ 3 e R$ 1,50 (idosos e estudantes)

Inscrições e regulamento dos masterclasses podem ser encontrados no site www.cdmcc.com.br