Saúde fará testes de hepatites no Terminal Jabaquara

Ação, parte do Julho Amarelo, oferece exames rápidos e gratuitos nesta quinta-feira, das 10h às 15h, na capital paulista

qua, 24/07/2019 - 9h27 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (25), entre 10h e 15h, profissionais de saúde atuarão no Terminal Metropolitano Jabaquara – Plataforma A, para oferecer aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e orientações à população. Todos os interessados poderão realizar o teste de forma rápida, eficaz e gratuita, sem necessidade de preparo.

Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado para realização de exames complementares e tratamento indicado, em serviço de referência.

A iniciativa é parte do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. A programação elaborada pelo Programa Estadual de Hepatites, vinculado ao Centro de Vigilância Epidemiológica, estimula a realização de testes de hepatites, em especial do tipo C.

Também foi programada a Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais B e C, que acontece na próxima segunda-feira (29), das 8h às 14h. O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, Pinheiros, zona Oeste da capital) e reunirá cerca de 200 profissionais das áreas clínica e de saúde pública interessados em hepatites virais, visando um amplo debate de questões envolvidas em assistência, prevenção e vigilância epidemiológica.

O encerramento das atividades do “Julho Amarelo” acontece na próxima quarta-feira (31), das 9h às 16h, no Palácio dos Bandeirantes, com a oferta de testes rápidos para a hepatite C, aconselhamento, atividades de prevenção e esclarecimentos para os colaboradores do Governo do Estado.

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais é lembrado em 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial da Saúde, em 2010, com a finalidade de conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Sobre as hepatites

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). A transmissão ocorre geralmente pelo contato com sangue contaminado, que pode ocorrer das mais variadas formas, inclusive acidentalmente, desde tratamentos dentários e transfusão de sangue até ao uso de drogas injetáveis, por exemplo.

As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B.

O Ministério da Saúde estima que, no Estado de São Paulo, aproximadamente 230 mil pessoas, entre 15 e 69 anos, tiveram contato com o vírus da hepatite C. Entre elas, calcula-se que quase 139 mil possuem a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.

“O grande desafio é o diagnóstico. Por ser uma doença de longa evolução e que geralmente não apresenta sintomas, a contaminação pode ter ocorrido no passado e, até hoje, o portador não saiba que possui o vírus”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Sirlene Caminada.

A infecção pelo vírus pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, recomenda-se a realização do teste para hepatite C para diagnosticar e tratar precocemente.

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, aproximadamente 1,7 milhões de brasileiros estejam infectados com a hepatite C e 756 mil portadores da hepatite B, sem saber que são portadores do vírus.

Confira a programação:

25 de julho, das 10h às 15h

Testagem no Terminal Metropolitano Jabaquara- Plataforma A, oferecendo aconselhamento, teste rápido para a hepatite C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população.

29 de julho de 2019, das 8h às 14h

Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais B e C. O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, Pinheiros, zona Oeste da capital). Reunirá cerca de 200 profissionais das áreas clínica e de saúde pública interessados em hepatites virais para um amplo debate de questões envolvidas em assistência, prevenção e vigilância epidemiológica.

26 ou 31 de julho de 2019, das 9h às 16h

Evento de encerramento do Julho Amarelo no Palácio dos Bandeirantes, com oferta de testes rápidos para a hepatite C, aconselhamento, atividades de prevenção e esclarecimentos para os colaboradores.