Termina nesta terça prazo para apresentar relatório sobre greening

Produtores devem apontar número de plantas inspecionadas e o de árvores erradicadas

seg, 14/01/2008 - 16h40 | Do Portal do Governo

Termina nesta terça-feira, 15, o prazo para entrega do relatório semestral de vistoria de plantas cítricas para a doença do huanglongbing (HLB), popularmente conhecida como greening. Os proprietários devem apontar, no documento, o número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas. A entrega deve ser feita no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) mais próximo da propriedade. Há 40 espalhados pelo Estado. O relatório pode ser obtido pelo site www.cda.sp.gov.br

Quem não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas está sujeito às autuações, conforme prevê a Instrução Normativa 32 do Ministério da Agricultura. As multas variam de R$ 1.500 a R$ 5.000. “Não há outro meio de controlar o greening senão com a atenção do citricultor à sua propriedade e o atendimento à legislação que rege o assunto”, afirma o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA), Mário Tomazela. “O objetivo não é multar. Importante é salvaguardar o patrimônio agrícola do produtor”, reforça o responsável pela CDA, Anselmo Lucchese Filho.

A apresentação do relatório faz parte das ações de controle da doença, que surgiu em São Paulo em 2004 e hoje afeta plantações em 153 municípios de 24 EDAs. Desde o surgimento, mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas. O trabalho é realizado pela CDA em conjunto com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que colabora na inspeção. Fiscalizar e autuar cabe à coordenadoria.

O greening atinge todas as variedades e é considerada a pior doença de citros no mundo, transmitida por um inseto (o psilídeo Diaphorina Citri). Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

Da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

(I.P.)