Termina nesta terça prazo de inscrição para programa que dá bônus para vestibulandos da FUVEST

Aluno pode receber até 3% de bônus sobre a pontuação das 1ª e 2ª fases do vestibular

ter, 15/09/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

O prazo para os alunos das escolas públicas se inscreverem no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP) termina nesta terça-feira, 15. Os interessados devem acessar o site http://www.usp.br/pasusp para conhecer detalhes do programa. 

O PASUSP foi criado para ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública e gratuita como uma possibilidade. Ao mesmo tempo, visa ampliar as chances de acesso destes alunos à Universidade. 

Para tanto, o desempenho dos estudantes é avaliado em prova aplicada pela FUVEST. O resultado é convertido em bônus de até 3% sobre a pontuação das 1ª e 2ª fases do vestibular. 

O programa destina-se exclusivamente às pessoas que cursaram o 1º e 2º anos do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que estejam cursando, em 2009, o 3º ano em escolas públicas estaduais paulistas, vinculadas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ou escolas públicas municipais paulistas. Alunos matriculados em escolas públicas paulistas na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) também poderão participar do processo. 

A prova terá 50 questões em forma de testes de múltipla escolha e abrangerá as disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Português e Química, de acordo com os parâmetros curriculares definidos pela Secretaria da Educação. O exame será realizado no dia 25 de outubro deste ano, com início às 13h e duração de 4 horas. 

Da USP