Termina na sexta inscrição para professor de sala de leitura

Interessados devem procurar diretorias de escolas

qui, 12/03/2009 - 13h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação encerra na sexta-feira, 13, as inscrições para professores que desejam ser os responsáveis pela leitura em escolas estaduais. Trata-se de novo projeto do governo do Estado, que vai mudar o conceito de salas de leitura das unidades estaduais. Quinhentas e sete escolas passarão a contar com novo espaço e profissional treinado para atendimento aos alunos, um professor que trabalhará 8 horas diárias e garantindo a abertura em tempo integral dos ambientes aos alunos.

As inscrições devem ser realizadas nas próprias escolas. A idéia é que estas 507 unidades, de todo o Estado, estejam com suas salas de leitura modificadas e com os profissionais de “plantão” para abertura já em abril. Estas escolas – cerca de 400 na Grande São Paulo e 100 no interior e litoral – foram escolhidas pela Secretaria para iniciar o projeto por ter espaço de leitura com mais de 25m², mas mantê-lo fechado.

Para participar da seleção o professor deve, preferencialmente, ser readaptado (a Secretaria tem 11.500 nesta condição), com rol de atividades compatíveis às que serão desenvolvidas nas salas de leitura. Se não houver readaptado na escola ou o readaptado não se encaixar no perfil, serão definidos professores temporários para a nova atribuição. O candidato ainda deve ter 3 anos de experiência como docente e diploma de licenciatura plena, preferencialmente em Letras.

Os interessados devem manifestar interesse à direção de sua escola, se inscrevendo em apenas uma Diretoria de Ensino. A seleção levará em conta projeto de trabalho e entrevista sobre este projeto. Os diretores de escola encaminharão as listas de selecionados até 27 de março.

Além do professor, a Secretaria colocará um estagiário em cada sala de leitura – isso a partir do segundo semestre, já que a seleção acontecerá neste semestre. As novas salas de leitura terão, por exemplo, até dois computadores (dependendo do tamanho da sala), estantes específicas para livros, novo acervo de leitura, ventiladores, mesas de leitura e mesas de leitura para alunos com cadeiras de rodas.

“Todo o conceito de leitura nas escolas será alterado. Vamos criar um mediador de leitura em cada unidade. Será um professor que ficará responsável por planejar as atividades de leitura, que passarão a fazer parte do currículo escolar”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas , Valéria Souza.

Com início em pelo menos 507 escolas (em 2009), as mais emergenciais, o projeto da Secretaria pretende atingir todas até o fim de 2010 (1.000 até o fim de 2009). O novo modelo também permitirá que as obras dos acervos das escolas sejam emprestadas para os alunos. Os estudantes poderão retirar livros e leva-los para casa ou para qualquer outro lugar que possa se transformar em ambiente de leitura.

Das 507 escolas, 88 passam por reformas em suas salas de leitura. A partir do lançamento a Secretaria iniciará as reformas em demais salas que houver necessidade.

A Proposta Curricular do Estado para 2009 já traz referências ao uso de salas de leitura pelos professores, utilizando estes novos mediadores de leitura. “As salas hoje são para apoio de leitura. Mas com um professor específico ganharão espaço no dia-a-dia das escolas”, finaliza a coordenadora Valéria Souza.

Saiba mais

Inscrições: Até sexta, 13

Onde

Diretamente na escola – escolha de apenas uma Diretoria de EnsinoRequisitos para a função:

Preferencialmente, ser readaptado (a Secretaria tem 11.500 nesta condição), com rol de atividades compatíveis às que serão desenvolvidas nas sala de leitura.

Se não houver re-adaptado na escola ou o re-adaptado não se encaixar no perfil, serão definidos professores temporários para a nova atribuição.

Ter 3 anos de experiência como docente

Ter diploma de licenciatura plena, preferencialmente em Letras

Ser leitor assíduo

Conhecer as atividades cotidianas da escola

Domine programas e ferramentas de informática

Seleção

Levará em conta projeto de trabalho

Entrevista sobre este projeto – até 23 de março – com comissão de diretor, professor-coordenador e supervisor

Diretores de escola encaminharão as listas de selecionados Para as Diretorias de Ensino até 27 de março

Da Secretaria da Educação