Termina na 2ª prazo para inscrição em vestibular para cursos de Libra na Unicamp

Universidade oferece dois cursos à distância: licenciatura em Letras-Libras e bacharelado em Tradução e Interpretação Letras-Libras

qui, 01/05/2008 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Unicamp passa a oferecer dois cursos de graduação a distância: licenciatura em Letras-Libras e bacharelado em Tradução e Interpretação Letras-Libras, ambos realizados a partir de convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A prova de seleção para os dois cursos será elaborada pela UFSC. As inscrições para o vestibular ocorrerão até 5 de maio, on line, nos sites http://www.libras.ufsc.br ou http://www.coperve.ufsc.br/. O vestibular será no dia 1º de junho, na Unicamp, para os candidatos do Estado de São Paulo.

O vestibular terá duração de duas horas e 30 minutos para a licenciatura, sendo que no caso do bacharelado chega a três horas. A divulgação dos candidatos aprovados em cada pólo deverá ser realizada em 9 de junho. As aulas começam no dia 28 do mesmo mês.

As provas para o todo o Brasil serão realizadas em diferentes locais, em pólos informados no portal da UFSC. Uma condição necessária para o vestibular é a de que os candidatos para os dois cursos sejam fluentes em Libras. Isso se deve ao fato das provas ocorrerem nesta língua. Para tanto, parte dos fiscais e dos avaliadores também será fluente em Libras.

A coordenadora do pólo da UFSC na Unicamp é a professora Regina Maria de Souza, da Faculdade de Educação (FE). A coordenadora-associada é a professora Nina Virginia de Araújo Leite, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Dado o interesse em se garantir o máximo de qualidade possível, minimizando a evasão do curso através de um suporte diferenciado, a equipe de Campinas também inclui pesquisadores com experiência na área de Educação a Distância, como o doutorando Joni Amorim.

A iniciativa conta com o apoio da reitoria da Unicamp, através do Grupo Gestor de Projetos Educacionais (GGPE), criado com o objetivo de facilitar e estimular ações de cooperação com outras instituições que tenham a necessidade de desenvolver projetos educacionais. Com a coordenação do professor Fernando Arantes, o GGPE tem sido responsável por diferentes iniciativas relacionadas a Educação a Distância dentro da Unicamp, em especial no que se refere à formação continuada de professores da rede pública, na esfera da formação continuada. Também fazem parte da equipe de coordenação do GGPE: Armando José Geraldo, Miriam C. C. Oliveira e José Eduardo Martins.

A iniciativa é de grande importância social, dada a falta de profissionais qualificados tanto no ensino de Libras como na utilização da língua para tradução e interpretação. Serão oferecidas inicialmente apenas 60 vagas no pólo de Campinas.

O curso de licenciatura em Letras-Libras é voltado, preferencialmente, à formação de educadores surdos. O intuito é o de formar tanto professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, como também tradutores e intérpretes. 

Da Unicamp

(C.C.)