Termina dia 30 o prazo para entrega do questionário do Saresp

Documento deverá ser encaminhado por pais e responsáveis à direção das escolas

qua, 21/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Termina no próximo dia 30 de outubro, o prazo para entrega dos questionários enviados aos pais ou responsáveis dos alunos de escolas públicas e particulares que participarão do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo  (Saresp) em novembro. O questionário tem por objetivo levantar informações socioeconômicas e culturais sobre os estudantes e também saber a opinião dos pais sobre a qualidade do ensino público, abordando aspectos como hábitos de estudo, trajetória escolar, dinâmica das aulas e prática dos professores, entre outros. 

“O questionário complementa o sistema de avaliação organizado pela secretaria. Essas informações serão cruzadas com os resultados do Saresp e nos ajudarão a identificar as variáveis que interferem no desempenho dos alunos”, explica o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. 

Este é o segundo ano que o questionário é aplicado. Além dos pais ou responsáveis, os estudantes também respondem a algumas questões referentes ao cotidiano familiar. A entrega deverá ser feita pelos alunos na própria escola, que também oferece orientação para aqueles que tiverem dúvidas com relação ao preenchimento. 

Saresp 2009 

Maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado, o Saresp acontecerá este ano entre os dias 10 e 12 de novembro. Pela primeira vez desde a sua implementação em 1996, o exame também contará com a participação de alunos das escolas particulares e da rede municipal. Dessa forma, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para melhorar a qualidade do aprendizado. 

O Estado será responsável por custear a adesão dos municípios à avaliação. Para isso, estão reservados R$ 7,1 milhões. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou o secretário Paulo Renato. 

Além das escolas da rede municipal, cerca de 145 instituições particulares também participarão da avaliação, mas estas vão arcar com o custo próprio da aplicação da prova. “A forte adesão tanto das redes municipais como das escolas privadas mostra que o Saresp é uma referência fundamental para a educação de São Paulo”, diz o secretário. 

Participarão do Saresp estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que serão avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História). O resultado do Saresp também é considerado na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual. 

Da Secretaria da Educação