Termina dia 23 o prazo para verificação de táxis de São Caetano

Os trabalhos devem estar concluídos até o próximo dia 30 de janeiro

seg, 19/01/2009 - 18h09 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania informa que os taxistas de São Caetano do Sul têm até o próximo dia 23 de janeiro prazo para retirar a autorização para fazer a atualização da nova tarifa vigente no município, e para agendar a verificação anual e obrigatória dos taxímetros, no Escritório Regional do Instituto em Santo André. A nova tarifa dos táxis no município foi estabelecida por decreto municipal em dezembro de 2008.

Os trabalhos devem estar concluídos até o próximo dia 30 de janeiro. A verificação visa garantir ao usuário o funcionamento do taxímetro conforme as normas e padrões legais estabelecidos pelo Inmetro. Após a inspeção visual, os fiscais percorrem uma pista de 1 km com o veículo com o taxímetro nas bandeiras 1 e 2 e comparam a quilometragem rodada com o valor em reais registrado para determinar se o instrumento está registrando o preço a pagar corretamente. Quando o taxímetro é aprovado recebe o lacre amarelo do Inmetro e o selo de verificação com validade até 2010, colocado no taxímetro na parte interna do veículo e visível para o passageiro.

A verificação dos taxímetros de São Caetano deve ser solicitada ao escritório regional de Santo André que está situado à Rua Atibaia, 390, bairro Valparaíso, em Santo André. Telefone para contato e informações (11) 4426-7333.

Os serviços que tiveram início nesta segunda-feira, 19 de janeiro, prosseguem até o próximo dia 30, quando todos os 270 táxis do município devem estar regularizados. Aqueles que não se submeterem à verificação anual e não providenciarem a atualização tarifária serão considerados irregulares e correm o risco de serem autuados.

Os horários para execução dos trabalhos são das 9h30 às  12h30 e das 14h30 às 16h30. Para agendar a verificação os taxistas devem apresentar os seguintes documentos: alvará ou permissão de trabalho emitido pela Prefeitura de São Caetano do Sul, a última aferição do taxímetro e documento do carro regularizado.

Na página do Ipem-SP na internet www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre a legislação metrológica e da qualidade vigente no País, existem também estatísticas de fiscalização e orientações ao cidadão e empresários. Para esclarecimento de dúvidas, reclamações e denúncias, a Ouvidoria do Ipem-SP pode ser acionada pelo telefone: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 16h, ou pelo endereço eletrônico ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem-SP