Terceiro número da ‘Revista Histórica’ traz temas de saúde pública e novas pesquisas sobre o arquivo

Lançamento da publicação será nesta quinta-feira, dia 26 de abril

seg, 23/04/2001 - 11h48 | Do Portal do Governo

O Arquivo do Estado de São Paulo, e a Imprensa Oficial, lançam nesta quinta-feira, 26 de abril, o terceiro número da Revista Histórica. A publicação visa difundir o acervo do Arquivo do Estado entre o maior número de pessoas, mostrando que os documentos históricos podem auxiliar o professor na preparação das aulas, o estudante nas pesquisas, assim como o jornalista, o arquiteto, o historiador e outros interessados nas informações disponíveis em um arquivo público.

Lançado com sucesso na Bienal 2000, o terceiro número da revista traz assuntos tão instigantes quanto o primeiro. Entre os artigos encontram-se temas como as relações entre saúde pública e exclusão social, nos séculos XIX e XX, que estarão no debate a se realizar durante o lançamento da revista, com a participação das historiadoras Mariza Romero, professora da PUC-SP, e Ana Luiza do Patrocínio. O evento está marcado para às 19 horas, no auditório Florestan Fernandes, no Arquivo do Estado.

Além disso, novas pesquisas sobre o arquivo Deops (Departamento de Ordem Política e Social) ocupam papel de destaque nessa edição, confirmando sua diversidade e potencial para o estudo da história política. Os três artigos sobre esse tema revelam estratégias de atuação dessa instituição policial em dois períodos distintos: o primeiro governo Vargas e a ditadura militar.

Data: Quinta-feira, dia 26 de abril de 2001
Horário: 19 horas
Local: Arquivo do Estado – Livraria Histórica – Rua Voluntários da Pátria, nº 596 (próximo à estação Tiête do Metrô) – São Paulo-SP