Terceiro Grande Arraiá acontece neste domingo no Parque da Água Branca

Festa será promovida pelo Espaço da Leitura das 13h às 18h

sáb, 25/06/2016 - 14h36 | Do Portal do Governo

“Olha a cobra! É mentira!”. Os apaixonados pelas brincadeiras típicas das comemorações juninas têm diversão garantida neste domingo (26) durante o Terceiro Grande Arraiá, promovido pelo Espaço de Leitura no Parque da Água Branca.

A festa junina vai acontecer das 13h às 18h, com brincadeiras tradicionais como cadeia, pescaria, corrida do ovo, dança da laranja e o romântico correio elegante. E, como já é marca nos Arraiás do Espaço de Leitura, quem quiser pode fazer um lambe-lambe com fundo típico de festas do sertão do Nordeste.

Participantes das brincadeiras ganham um livro infantil ou infantojuvenil da Editora Peirópolis. Às 15h, começa uma grande quadrilha em que todos são convidados a participar e segue com o autêntico forró de Ricardo Dutra Trio tocando sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro.

Confira a programação do Grande Arraiá: 

Das 13h às 18h
Brincadeiras Juninas
Todos os presentes são convidados a se divertir com as brincadeiras típicas das festas juninas: pescaria, cadeia, argolas, entre outras. Os participantes levam de prenda um livro da Editora Peirópolis.

Das 14h às 18h – Lambe-lambe com Paulo Savala
Em um pequeno estúdio a céu aberto, quem quiser pode fazer uma foto típica do sertão do Nordeste. As fotos serão postadas nas redes sociais do projeto.

Às 15h – Quadrilha aberta
Com equipe e público do Espaço de Leitura
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada principalmente na região Nordeste do Brasil. Originária das zonas rurais da França e Inglaterra, a quadrilha desembarcou nos bailes da Corte Portuguesa no Brasil e foi ganhando popularidade em todo o País. Nessa festa, quem quiser entrar na dança é só arrumar um par e cair no gingado!

Às 15h30 – Apresentação musical: Viva São João!
Com Ricardo Dutra Trio
Nesse baile, o trio vai tocar muito forró (baião, xote e xaxado), coco e bumba-meu-boi. A formação do grupo é inspirada nos trios de forró do Nordeste que tocam sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro. Durante a apresentação, os músicos se revezam nos instrumentos, criando uma atmosfera característica dos sertões, dos cerrados e das caatingas brasileiras.

Do Portal do Governo do Estado