Terceira idade conta com programas especiais do Governo

Para atender a população idosa, governo desenvolve diversas ações e políticas públicas

sex, 16/10/2009 - 12h50 | Do Portal do Governo

No Estado de São Paulo, os idosos representam 11,9% da população. De acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, são 4,3 milhões de idosos. Em 2020, serão 7,1 milhões. Para atender a chamada terceira idade, o Governo paulista desenvolve diversas ações e políticas públicas. 

Entre eles está o Futuridade, lançado pelo governador José Serra em novembro de 2008. O programa prevê a realização de campanhas educativas, dentro e fora da escola, a respeito do envelhecimento; a construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento dos idosos; e a formação permanente de profissionais que lidam com idosos no seu dia-a-dia. 

Para medir a assistência prestada à pessoa idosa em termos de serviços, programas e iniciativas, inclusive das gestões municipais, o Estado criou o Índice Futuridade. Esse índice fornece subsídios para que os gestores públicos identifiquem, monitorem e elaborem ações para essa faixa etária. 

Mente sã 

Dois programas estaduais levam os idosos de volta para a sala de aula. O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo, tem atualmente 85 projetos voltados para a terceira idade. Levantamento realizado pela Ponline, pesquisa que traça o perfil dos freqüentadores dos postos do Acessa SP, o percentual de idosos dobrou de 2006 a 2008, passando de 0,4% a 0,8%. O objetivo desses projetos é desmistificar o uso do computador e torná-lo uma ferramenta de uso diário. 

O Escola da Família também oferece cursos de informática. A programação, no entanto, vai além: são realizadas atividades culturais, esportivas e educacionais. Segundo levantamento da Secretaria da Educação, cerca de 112 mil idosos freqüentam as escolas da rede estadual nos finais de semana. 

Corpo são 

A capital paulista conta com dois Centros de Referência do Idoso (CRI’s) – um na zona norte e outro na leste. Mantidos pela Secretaria da Saúde, as unidades atendem cerca de 12 mil idosos/mês. 

Em Santana, são oferecidas as seguintes especialidades: cardiologia; cirurgia geral, vascular e plástica; dermatologia; endocrinologia; fisiatria; urologia; ginecologia; reumatologia, entre outras. Também há assistência odontológica. Em São Miguel Paulista, a equipe é formada por ortopedistas, nutricionistas, cardiologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e demais especialistas. 

Além disso, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, entidade voltada para a reabilitação e capacitação das pessoas com deficiência, oferece programas de condicionamento cardiovascular e respiratório, além de fortalecimento muscular. A programação inclui atividades como caminhada, alongamento, condicionamento físico e dança. Antes de iniciar as atividades, os pacientes passam por avaliação médica. 

Ainda para cuidar da parte física, os idosos contam com uma praça de exercícios no Parque da Água Branca. O local tem 400 metros quadrados e seis estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. 

Nunca é tarde para competir 

Para estimular a prática de atividades físicas e criar um espírito saudável de competição, desde 1997, a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo promove os Jogos Regionais dos Idosos (JORI). Os atletas da terceira idade exibem sua performance em provas de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, vôlei adaptado, xadrez e o tênis de mesa adaptado. 

Lar doce lar 

Para garantir moradia digna, mais qualidade de vida e conforto aos lares para as pessoas da terceira idade, o governo lançou o programa Vila Dignidade, pequenas vilas especialmente projetadas para os idosos de baixa renda, dotadas de assistência social, atividades socioculturais e de lazer. 

Os candidatos devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no município. 

Os empreendimentos do Programa Vila Dignidade são horizontais, com até 24 unidades habitacionais que têm sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. 

Vários itens de segurança e acessibilidade foram introduzidos nos conjuntos, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. Recursos de acessibilidade também são instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. 

Os conjuntos contam também com salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.