Terceira idade aprende informática no Acessa SP de Ourinhos

Projeto Navegar na Melhor Idade atende, em média, 30 pessoas por semana

sáb, 17/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O posto do programa Acessa SP do município de Ourinhos, na região administrativa de Marília, desenvolve um projeto de iniciação à informática com idosos que atende a cada semana cerca de 30 pessoas. A procura de idosos interessados em aprender a lidar com o computador tem aumentado e gerou até lista de espera.

Segundo o monitor do posto, Luiz Araújo Antunes, responsável pelo projeto Navegar na Melhor Idade, as aulas acontecem diariamente e têm duração de uma hora. Cada aluno pode fazer duas aulas por semana.

As instruções são divididas em três etapas. Primeiro, o idoso se familiariza com a máquina; aprende a utilizar o sistema operacional e a manusear o mouse. Na sequência tem técnicas de digitação. O curso termina com aulas de internet. O idoso cria o próprio e-mail e navega em sites de seu interesse.  

A maioria dos idosos acessa sites de notícia e de culinária. “Outros aproveitam para rever familiares que moram em outras cidades ou países. Uma de minhas alunas veio da Itália e usa o computador pra conversar com familiares que estão lá”, conta Antunes.

O projeto também incentivou os idosos a ter o próprio computador. É o caso de uma aluna de 60 anos que, de acordo com o monitor, pensou até em desistir no início. “Hoje ela tem laptop e navega nas redes sociais sem nenhuma dificuldade”.

O idoso e a informática 

Versão recente da Ponline, pesquisa realizada todos os anos para avaliar o perfil dos usuários do programa Acessa SP, mostra uma evolução na familiaridade do idoso com a informática. Num universo de mais de seis mil entrevistados, apurou-se um aumento de quatro pontos percentuais no número de pessoas com idade acima dos 60 anos que usam a internet exclusivamente em postos do AcessaSP – um salto de 44% para 48%, entre 2007 e 2008.

A Ponline apurou também o que os idosos mais fazem na web. Grande parte dos entrevistados, 79%, utiliza a internet principalmente para se comunicar via e-mail. Mais da metade, 67%, lê jornais ou revistas eletrônicos. As redes sociais também são acessadas pela terceira idade – 23% dos participantes da faixa etária disseram que tem um perfil na rede social, sendo que 22% possuem conta no Orkut.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos. Desde a sua criação, em 2000, são mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. O programa cobre 80% do estado de São Paulo, com 595 postos distribuídos em 524 municípios. 

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço
Projeto Navegar na Melhor Idade
Público-alvo: terceira idade
Onde: Acessa SP de Ourinhos – Rua Henrique Tocalino, nº 264 – Centro
Aulas: o aluno pode agendar duas aulas por semana, com duração de uma hora
Inscrições: no próprio posto
Custo: gratuito

Da Secretaria de Gestão Pública