Terças Musicais é alternativa cultural para o horário do almoço no São Pedro

Grandes concertos e pocket ópera são algumas das atrações da temporada 2007

ter, 20/03/2007 - 14h35 | Do Portal do Governo

O horário do meio-dia, às terças-feiras, confirmou-se como alternativa para as pessoas que desejam ouvir boa música. O Theatro São Pedro iniciou no dia 13, em grande estilo, a série Terças Musicais, que engloba, também, o Ópera do Meio-Dia.

“O resultado dessa atração em 2006 foi excepcional. Tivemos um fluxo imenso de público, que chegou a ter em algumas apresentações até 400 pessoas no hall do São Pedro”, disse entusiasmado Vicente Amato Filho, diretor da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). A série é uma realização da Secretaria da Cultura.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Abel Rocha, abriu a programação 2007 do Terças Musicais, que foi realizada no teatro. As próximas apresentações terão a mesma formatação do ano passado: serão realizadas no hall do São Pedro. “É uma maneira inteligente de atrair o público. Nossa preocupação é formar platéia que aprenda a gostar de música erudita, por isso, durante as exibições, os maestros explicam a história da música executada, a vida do compositor e alguns aspectos da época em que a peça foi composta”, explicou Amato.Em grande estilo – O Concerto em Tom Jobim abriu a série do Terças Musicais.

O pianista Fábio Caramuru acompanhou a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Caramuru é pianista, arranjador e compositor erudito. Lançou em janeiro de 2007 pelo selo MCD o álbum duplo Piano – Tom Jobim por Fábio Caramuru, com 28 faixas em comemoração aos 80 anos do nascimento de Tom Jobim.

“Ficamos honrados com o convite para a abertura da programação desta série aqui no São Pedro. Foi uma homenagem aos 80 anos do nascimento do grande maestro Tom Jobim e aos 120 anos de Villa-Lobos. A adaptação das obras do Tom foram realizadas por Fábio Caramuru (piano) e Felipe Senna,” explicou o maestro Rocha.

Durante o concerto foram apresentadas as peças de Fernando de Oliveira, Dimitri Shostakovich, Heinz Weitzendorf, Fábio Caramuru e Felipe Senna (Concerto em Tom Jobim) e Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio).

Para o clarinetista, Antonio Inácio, que está na Banda Sinfônica há 17 anos, “a idéia de utilizar um horário alternativo para atrair platéia é interessante, porque ajuda a divulgar a música erudita”.Fãs – Atraída por um anúncio sobre o Terças Musicais, a dona-de-casa Izete Claro ligou para a amiga Ana Nascimento e marcaram uma visita ao São Pedro. “Moro em Embu Guaçu e sou fã de Tom Jobim. Não queria perder o espetáculo e também a oportunidade de conhecer o teatro. Voltarei mais vezes”, disse entusiasmada. Ivete, Ana e Karla Claro aproveitaram para visitar a exposição retrospectiva dos 90 anos do teatro.

“Sou freqüentadora assídua do Theatro Municipal, mas não conhecia o São Pedro, apesar de morar na zona norte. Virei mais vezes, porque gostei do local que é muito aconchegante”, avaliou Ana.

Edi Carlos presenteou a namorada Regiane Oliveira com uma visita ao São Pedro. “Queria dar um presente diferenciado para ela, já que esta semana estamos fazendo dois anos de namoro”, disse Edi. “Aprovei a surpresa e pretendo voltar mais vezes aqui com ele”, disse entusiasmada a garota.

Ópera do Meio-Dia apresenta grandes obras

Para os amantes da ópera e que não dispõem de muito tempo ou de dinheiro, o Ópera do Meio-Dia, que faz parte do Terças Musicais, é excelente opção.

Os espetáculos, com cerca de uma hora de duração, trazem os figurinos, maquiagem e toda a caracterização dos personagens. As récitas são apresentadas nas escadarias do saguão e no palco do Theatro São Pedro, acompanhadas por piano e focalizando os momentos principais do enredo. A narração une cenas esparsas dando uma visão total e seqüencial da obra.

O elenco é formado por renomados artistas do cenário lírico-brasileiro, além de integrantes do Ópera Estúdio do Centro Tom Jobim. O pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo acompanha os espetáculos cuja coordenação, direção e narração ficam a cargo de Mauro Wrona.

“O grande sucesso de público e crítica confirmou a eficácia do formato pocket-ópera, que facilita a compreensão das óperas, integrando a platéia por meio da narração, disse Wrona.

A montagem que abre a temporada 2007 desta série é La Traviata, de Giuseppe Verdi, considerada uma das mais belas peças do repertório lírico. Inspirada no romance A dama das camélias do escritor francês Alexandre Dumas Filho, La Traviata conta a história de Violetta Valery, cortesã na Paris de 1850, e seu conturbado romance com o jovem Alfredo Germont.

A ópera será apresentada no dia 27 de março, ao meio-dia. O espetáculo é gratuito. Sob a direção e narração de Mauro Wrona, a soprano Taís Bandeira viverá o papel da cortesã Violetta Valery. Ainda no elenco, Ana Suely Nobre (como Flora Bervoix), Sheila Minatti (Annina), Eric Herrero (Alfredo Germont), Daniel Lee (Giorgio Germont), Paulo Paulillo (Gastone), Eric Eduardo (Barone Douphol), Randall Oliveira (Marchese D´Obigny) e Marco Aurélio Rodrigues (Dottore Grenvil). Ao piano, o maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo. A direção e narração são de Mauro Wrona. Assistente de direção e produção: Elena Toscano, visagismo por Douglas Cruz.

Serviço:

Ópera do Meio-Dia

Espetáculo de abertura: La Traviata, de Giuseppe Verdi, com direção e narração de Mauro Wrona

Dia 27 de março, terça-feira, ao meio-dia

Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171 – Tel. 3667-0499) – próximo ao Metrô e à Pça. Marechal Deodoro

Entrada grátis

Lotação: 100 lugares

Acesso para deficientes físicos – ar condicionado

Maria Lúcia Zanelli

da Agência Imprensa Oficial

(JH)