Terapias alternativas dão bons resultados no Hospital Estadual do Mandaqui

Reiki e cromoterapia ajudam na recuperação de pacientes em tratamento de hepatites, obesidade mórbida e ostomizados

seg, 04/02/2013 - 15h06 | Do Portal do Governo

O uso de terapias alternativas como reiki e cromoterapia tem dado bons resultados com pacientes em tratamento no hospital estadual do Mandaqui, na zona norte da capital. Aplicadas por voluntários preparados, as terapias ajudam na recuperação de pacientes com hepatite, obesos mórbidos e ostomizados.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os pacientes são encaminhados pelos seus próprios médicos, que avaliam se estão em condições de receber o tratamento clínico e as terapias alternativas ao mesmo tempo. Segundo Edilma Gonçalves, presidente da Associação do Voluntariado do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, o objetivo é que as terapias alternativas sejam estendidas para todas as especialidades da unidade, inclusive aos funcionários.

Os tratamentos de reiki e cromoterapias são oferecidos de segunda a sexta, das 9h às 14h, no Mandaqui. Os pacientes geralmente passam pelos tratamentos nos mesmos dias em que são atendidos nas consultas ou exames.

Energia

O tratamento baseado nas técnicas do reiki utiliza a manipulação da energia vital do ser humano, por meio da imposição das mãos, pela qual os pacientes recebem um tipo de massagem. O objetivo do tratamento é eliminar doenças e restabelecer a saúde física e emocional.

Já o tratamento com a cromoterapia utiliza cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e as emoções. Ela auxilia no tratamento de doenças e ajuda a restaurar o equilíbrio físico e emocional dos pacientes. Na terapia, cada cor atua de maneiras diferentes em áreas específicas do corpo.

Do Portal do Governo do Estado