Teodoro Sampaio recebe dois novos Postos de Saúde da Família

Assentamentos Laudomar de Souza e Santa Terezinha da Água Sumida foram os beneficiados

qua, 26/03/2008 - 18h20 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, inaugurou na sexta-feira, 14, dois postos de saúde no município de Teodoro Sampaio, instalados nos assentamentos Laudenor de Souza e Santa Terezinha da Água Sumida.

O Itesp cedeu os prédios, a prefeitura entrou com o material e a comunidade trabalhou na reforma e ampliação do imóvel. A previsão é de cerca de 40 atendimentos médicos por dia, o que vai beneficiar mais de 100 famílias da região pelo Programa de Saúde da Família.

No Laudenor de Souza, serão dois médicos, duas enfermeiras, quatro auxiliares de enfermagem, três dentistas, dois auxiliares de consultório odontológico, além de agentes comunitários de saúde, farmacêuticos e fisioterapeutas. No assentamento Santa Terezinha, a equipe vai incluir um médico, uma enfermeira, um dentista, auxiliares de enfermagem, auxiliar de consultório, agentes de saúde, farmacêutico e fisioterapeuta.

A instalação do posto de saúde é mais um exemplo de ação articulada nos assentamentos rurais administrados pela Fundação Itesp, por meio do Grupo Técnico de Campo de Teodoro Sampaio. O PSF funciona com equipes para atendimento exclusivo das famílias. Essas equipes são formadas por agentes comunitários selecionados dentre os próprios assentados.

O programa é um importante instrumento de saúde pública nos assentamentos. Funciona com recursos dos governos estadual e federal e é voltado para as regiões mais pobres do Estado.

O PSF do assentamento Santa Terezinha da Água Sumida fará os atendimentos às quartas-feiras, e o Posto do Laudenor de Souza, às quintas-feiras. Além de visitas domiciliares por enfermeira e médico e por agentes comunitários de saúde, os PSF terão ainda tratamento odontológico, programas preventivos para mulheres, pré-natal, vacinação, entre outras ações.

 Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(I.P.)