Tendal da Lapa passa para o Governo do Estado

Investimento total para o projeto é da ordem de R$ 18,7 milhões

ter, 21/02/2006 - 14h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 21, documento em que recebe o prédio do Tendal da Lapa. Na solenidade, também foi assinada a permissão de uso do prédio do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) para a ampliação da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

O Tendal da Lapa vai abrigar a primeira unidade do Poupatempo na Zona Oeste da Capital, prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2006. O Poupatempo Lapa vai atender um público de até 6 mil pessoas por dia. “Com esse prédio teremos mais de 300 serviços públicos nessa região. Estamos chegando à marca de 130 milhões de atendimentos no Poupatempo”, disse Alckmin. Ele também informou que no Estado serão 23 unidades ao todo, sendo 17 postos fixos e 6 móveis.

O investimento total para o projeto é da ordem de R$ 18,7 milhões. Para a contratação da empresa prestadora de serviços de gestão e implantação do novo posto, será feita uma licitação no mês de março, realizada nos moldes da parceria público-privada. Os valores incluem a adequação do imóvel, o fornecimento de mobiliário, de sistema de comunicação visual, de recursos de teleinformática e de seleção e capacitação de sua equipe.

Nesta unidade serão prestados serviços dos seguintes órgãos: Acessa São Paulo, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, Caixa Econômica Federal, Detran, e-poupatempo, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Nossa Caixa, Procon, Sabesp, Secretaria da Fazenda, Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho (Sert), Programa Jovem Cidadão – Sert. Serviços municipais também serão prestados nas Praças de Atendimento da Suprefeitura, entre eles emissão do Cartão SUS, 2ª via de IPTU e Taxa do Lixo, Dívida Ativa, e outros de órgãos como COHAB, SPTrans e SAC.

Ipesp

O governo estadual vai transferir para a prefeitura de São Paulo o prédio do Instituto de Previdência, que está desocupado desde 1998. A construção, de 1950, tem 18 andares, com 410 metros quadrados por andar. “O governo comprou o prédio do Ipesp, que era de propriedade dos pensionistas estaduais, e vamos cedê-lo para a Biblioteca Mário de Andrade”, destacou o governador.

O anexo receberá o acervo de mais de 10 mil títulos entre periódicos e jornais antigos. Atualmente o material está guardado, com consultas restritas, na Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro.

Jaina Carvalho